quinta-feira, 1 de fevereiro de 2024

REFLEXÃO: AUTOMÓVEIS GANHAM 1 CM DE LARGURA DE DOIS EM DOIS ANOS

Mais da metade dos veículos novos são largos demais para muitas vagas de estacionamento na rua. Paris vai votar a triplicação das taxas de estacionamento para SUVs a partir de 4 de fevereiro.

Os carros novos na Europa ficam 1 cm mais largos a cada dois anos, em média, conclui uma pesquisa da Transport & Environment (T&E), que afirma que a tendência continuará devido ao aumento das vendas de SUVs – a menos que os legisladores tomem medidas. Cerca de metade dos carros novos vendidos já são demasiado largos para o espaço mínimo de estacionamento nas ruas em muitos países. Paris poderá ser a primeira grande capital europeia a enfrentar esta tendência se os cidadãos aprovarem taxas de estacionamento mais elevadas para SUVs num referendo no próximo mês.

James Nix, responsável pela Política de Veículos da T&E, disse: “Os carros têm se tornado mais largos há décadas e essa tendência continuará até que estabeleçamos um limite mais rígido. Atualmente a lei permite que os carros novos sejam tão largos como os camiões. O resultado foram grandes SUVs e picapes de estilo americano estacionando nas nossas ruas e colocando em perigo pedestres, ciclistas e outros na estrada.”

Várias cidades europeias já introduziram regras de estacionamento mais restritivas para SUVs. Paris é a mais recente e a maior cidade europeia a enfrentar a tendência dos carros maiores e apelou aos cidadãos para votarem se as taxas de estacionamento deveriam ser triplicadas para carros particularmente pesados. Uma sondagem recente realizada pela Campanha Cidades Limpas concluiu que cerca de dois terços dos parisienses são a favor de taxas de estacionamento mais elevadas para veículos grandes, pesados ​​e poluentes. Se aprovadas, as novas medidas na capital francesa estabeleceriam um precedente importante para muitas outras cidades europeias que estão a considerar mudanças semelhantes.

T&T.

Sem comentários: