Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2024

BICO CALADO

  • Harry Truman, presidente dos Estados Unidos entre 1945 e 1953, fala sobre a criação de Israel a partir de uma estratégia de ‘tomar aos poucos a Palestina’ e da expulsão e substituição da população local. Trechos do documentário ‘Decision: The Conflicts of Harry S. Truman’, lançado em 1964. Com legendas em língua portuguesa.
  • “As mesmas potências que financiam e armam a Ucrânia financiam e armam um genocídio levado a cabo pelas forças supremacistas raciais israelitas em Gaza. É indiscutível que a minha crença em algum tipo de decência inerente ao establishment político ocidental era ingénua. Peço desculpas.” CraigMurray.
  • O juiz encarregado de decidir sobre o caso de extradição de Assange foi anteriormente pago para representar os interesses do MI6 e do Ministério da Defesa - cujas atividades o WikiLeaks denunciou. MARK CURTIS AND JOHN MCEVOY, Declassified UK.
  • “(...) Os debates revelam como os manipuladores de opinião gerem o que devemos ouvir, as canções que os seus cabeças de cartaz nos devem cantar. Os comentários pós-debate são uma afronta aos cidadãos, porque têm por finalidade adormecer o seu sentido crítico e substituí-lo pela mensagem pré-embalada que os tais comentadores têm preparada. Mas parece que geram audiências! Boa parte dos portugueses parece que aceita pensar pela cabeça dos Marques Mendes, Gomes Ferreiras, Ferreiras Leite, Bugalhos, Avillezes, Portas, Ferrões, Lourenços do que pela sua. De chupar os lolly pops que eles lhes oferecem a escolher pela sua cabeça. A forma como os debates são cozinhados e apreciados dizem mais de nós do que dos candidatos — a quem nada mais resta do que representarem o papel que lhes foi destinado — e dos comentadeiros. Dizem que estamos a comer a palha que nos querem dar. Tentemos escapar.” Carlos Matos Gomes, Os debates — saldos e chupa-chupas - Medium.
  • Secuntala de Miranda ( 7 de Novembro de 1934 - 30 de Janeiro de 2008). Helena Pato, Jornal Tornado.

Sem comentários: