- A recolha seletiva de biorresíduos passou a ser obrigatória em todos os municípios do país. A Câmara Municipal de Guimarães criou um tarifário de resíduos que beneficia quem separa os resíduos orgânicos e quem efetua a compostagem na origem. Nas zonas PAYT (Pay As You Throw, pague pelo lixo que produz), o valor da tarifa para a recolha de orgânicos vai manter-se em 0,005€/litro, como um incentivo à separação, e aumentará a tarifa para a recolha dos indiferenciados para 0,026€/litro, como forma de desincentivar a sua deposição. O sistema SAYR (Save As You Recycle, poupe na medida do que recicla) permite o reembolso de 50% da tarifa variável, em dezembro de 2024. Para obterem este benefício os munícipes terão que fazer prova de que efetuam compostagem doméstica. Os utilizadores já abrangidos pela recolha seletiva de lixo orgânico terão que levantar entre 12 a 16 sacos por mês para este tipo de resíduos e de os depositar na via pública, ao longo de todo o ano. A Câmara Municipal estima que, desta forma, “os utilizadores conseguirão uma redução mensal de 2% do tarifário em relação ao ano de 2023”. O Município compromete-se a continuar a oferecer contentores para a separação dos resíduos orgânicos e compostores domésticos e prevê iniciar a compostagem comunitária nas freguesias. Rui Dias, JN.
- Um grupo de moradores da urbanização Jardins de Água, em Tondela, descreve o último ano e meio como ‘um horror’. Ao lado do ‘bairro residencial outrora extremamente sossegado’, foi construído um complexo com três campos de padel e, desde aí, dizem, não mais tiveram sossego. O Ministério Público está a investigar o caso porque, para além do ruído, os moradores denunciam irregularidades na construção e utilização dos campos sem ligação dos esgotos à rede pública, sem escoamento das águas pluviais, sem projeto de acondicionamento acústico e sem projeto de estabilidade de muros de sustentação de terras. Entretanto, o projeto de um complexo de 17 campos de padel patrocinado por Cristiano Ronaldo em Linda-a-Velha, Oeiras, também e está a ser contestado contestado. Ruído do uso dos campos é uma das preocupações dos moradores. Aprovação municipal do projeto pendente. JN.
- Consumo de gasóleo e gasolina é o mais alto dos últimos 13 anos. Nem o número recorde de elétricos na estrada ou os milhões de euros investidos em transportes públicos travaram o aumento do consumo de combustíveis fósseis rodoviários em Portugal. Delfim Machado, JN.

Sem comentários:
Enviar um comentário