Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

BARRAGEM DO PISÃO RECEBE REFORÇO

  • A construção da Barragem do Pisão passou a contar com um reforço superior a 20 milhões de euros. A nova infraestrutura passa, assim, a ter uma dotação de 141,2 milhões de euros, inscrita no PRR, bem como um reforço de 10 milhões com origem do Orçamento do Estado, num investimento total superior a 200 milhões de euros. Além da barragem, o projeto – gerido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo – inclui a construção de uma central fotovoltaica flutuante, de 150 megawatts, assim como uma central mini-hídrica e canais da estrutura de regadio para a agricultura e sistema de abastecimento público de água. A barragem vai garantir o abastecimento de água às populações dos concelhos de Alter do Chão, Avis, Crato, Fronteira, Gavião, Nisa, Ponte de Sor e Sousel, num total de cerca de 55 mil pessoas, e permitirá regar cerca de 5500 hectares. Fonte.
  • Cerca de 54 toneladas de lenha foram entregues no ano letivo de 2022/23 às escolas de Guimarães. Há já oito anos que o município aproveita os materiais resultantes da transformação dos resíduos verdes de podas, desmatação de caminhos e de árvores caídas para as caldeiras de aquecimento de 11 escolas, perseguindo uma estratégia de economia circular e reaproveitamento de materiais. Rui Dias, JN.
  • “E mesmo naquelas áreas em que historicamente o PSD e a antiga AD se destacaram e lideraram, como no Ambiente, não há hoje nada senão memórias. Ribeiro Telles, Carlos Pimenta, Macário Correia, todos eles lançaram as bases de uma política ambiental visionária, que o tempo e os interesses foram depois corroendo aos poucos. Mas que é hoje mais premente que nunca, com a transformação energética, as políticas de descarbonização, as opções agrícolas e urbanísticas, num quadro de uma dramática falta de água. Tudo preocupações a que os socialistas sempre foram e continuam alheios e indiferentes e que, todavia, em termos eleitorais, poderiam marcar uma diferença e atrair eleitorado jovem ou esclarecido.” Miguel Sousa Tavares, A agonia feia do PSD – Expresso 12jan2024.

Sem comentários: