sábado, 11 de novembro de 2023

República Democrática do Congo sofre um genocídio silencioso

  • A República Democrática do Congo sofre um genocídio silencioso. Milhões de pessoas estão a ser mortas para que as grandes empresas tecnológicas e os seus governos possam beneficiar dos seus recursos naturais. African Hub.
  • Os panamenhos protestam contra uma lei que visa conceder à canadiana First Quantum Minerals o direito de explorar a mina de cobre Cobre Panama por mais 40 anos. É a maior mina a céu aberto da América Central, localizada no coração de um corredor biológico na junção entre a América Central e a América Latina A First Quantum Minerals, por sua vez, defende um projeto que diz cumprir as obrigações ambientais e ser útil para a economia do país. Os protestos recentes atingiram proporcões inéditas devido à divulgação de imagens da água a ficar branca em certas aldeias e à prolongada escassez de água que atingiu o país durante meses no ano passado. Além disso, a memória da experiência colonial, a ideia de que a maior parte dos lucros vai para a Bolsa de Valores de Toronto e a corrupção contribuem para a atual fúria. Este sentimento manifesta-se também no México, Chile e Peru. Este ano, dois países latino-americanos abandonaram grandes projetos de extração devido ao seu impacto ambiental. O Equador votou em agosto pelo fim da exploração de petróleo no parque Yasuni. Em Fevereiro, o Chile abandonou o projeto de mineração de cobre e ferro de Dominga. Fanny Breuneval, Nonethic.
  • Xadrez, cartas e sonecas no coração do complexo de armas nucleares da América. No Laboratório Nacional de Los Alamos, trabalhadores recebem salários integrais por não fazerem nada. Alicia Inez Guzmán, Searchlight NM.
  • Aprendizes de geoengenharia solar ou feiticeiros climáticos, Vincent Lucchese, Reporterre.

Sem comentários: