Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 4 de julho de 2023

Reflexão – Acarinhe as aves que o defendem dos mosquitos

A época dos mosquitos está a chegar e, para muitos, isso significa pulverizar pesticidas para os matar. Mas pulverizar mosquitos voadores não só é a forma mais ineficaz de prevenir os problemas dos mosquitos, como também é contraproducente porque elimina alguns dos nossos aliados mais interessantes e úteis - as aves.

Embora o apetite das andorinhas por mosquitos seja bem conhecido, a maioria dos pássaros canoros come insetos ao longo da sua vida. Muitos pássaros que comem sementes ou néctar alimentam os seus filhotes com insetos, incluindo insetos voadores como mosquitos ou moscas. As aves consomem até 20 quatrilhões de insetos individuais, totalizando 400-500 milhões de toneladas métricas por ano.

Atraia esses pássaros para evitar que os mosquitos se alimentem de você.

As aves insetívoras são ameaçadas diretamente pelo uso de pesticidas e indiretamente pela perda das suas presas. Em 1962, Rachel Carson chamou a atenção para o envenenamento de pássaros canoros no seu livro Silent Spring. Apesar das restrições aos organoclorados usados ​​em 1962, mais de três bilhões de aves, ou 29% dos números da década de 1970, foram perdidos na América do Norte nos últimos 50 anos. A pesquisa mostra que 57% das espécies de aves estão em declínio, e as aves comedoras de mosquitos lideram a lista. Noventa por cento de todos os declínios ocorreram em 12 famílias de pássaros que incluem pardais, toutinegras, melros, cotovias, pardais, andorinhas, bacuraus, andorinhões, tentilhões, papa-moscas, estorninhos e tordos.

Enretanto, assistimos a um apocalipse de insetos. Pesquisas recentes descobriram quedas dramáticas na abundância geral de insetos, com os principais entomologistas identificando declínios acentuados nas populações de insetos. Vários estudos encontraram reduções de até um fator de 60 nos últimos 40 anos – havia 60 vezes mais insetos em alguns locais na década de 1970. A abundância de insetos diminuiu mais de 75% nos últimos 29 anos, de acordo com pesquisas publicadas por cientistas europeus.

As aves insetívoras são uma parte essencial das redes alimentares globais que trazem equilíbrio às comunidades ecológicas, mas as aves não são as únicas insetívoras que se alimentam de mosquitos. Os animais que contribuem para manter o equilíbrio ecológico consumindo larvas e adultos de mosquitos incluem insetos, aranhas, peixes, anfíbios e morcegos. Todos estão ameaçados por pesticidas.

Beyond Pesticides.

Sem comentários: