Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 3 de julho de 2023

Bico calado

  • Shawn Littleton: As Lajes são a base estrategicamente mais significativa a que os EUA têm acesso na Europa. Leonídio Paulo Ferreira, DN 30jun2023.
  • Sergei Korotkikh adquiriu lançadores anti-tanque do Reino Unido, apesar de ter sido acusado de decapitar um migrante quando liderava um grupo neo-nazi na Rússia. As armas fornecidas pelo Reino Unido chegaram a uma série de forças de extrema-direita na Ucrânia, segundo a investigação da Declassified UK.
  • Um número recorde de 170 000 funcionários abandonam o NHS em Inglaterra devido ao stress e à carga de trabalho. Na semana em que Rishi Sunak lançou um plano para reter e recrutar pessoal, o serviço nacional de saúde britânico está a sofrer as piores pressões da sua história. Jon Ungoed-Thomas, The Guardian.
  • "Uma fuga de documentos do Departamento de Defesa australiano revelou que, em 1972, transmissores de alta frequência em North West Cape tinham ajudado os Estados Unidos a minar Haiphong e outros portos norte-vietnamitas; e que os satélites controlados a partir de Pine Gap e Nurrungar estavam a ser utilizados para identificar alvos para o bombardeamento americano do Camboja - um bombardeamento tão intenso que, durante um período de seis meses em 1973, os B52 americanos lançaram mais bombas no coração povoado do Camboja do que as lançadas sobre o Japão durante a Segunda Guerra Mundial, o equivalente, em toneladas de bombas, a cinco Hiroshimas. Estas duas operações foram levadas a cabo pelos Estados Unidos sem o consentimento ou o conhecimento do Governo australiano." John Pilger, A secret country (1989) – Vintage 1992, p 202.

Sem comentários: