Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 31 de julho de 2023

Bico calado

Lisboa invadida por louva-a-deus

  • A Liga dos Bombeiros Portugueses desmentiu o presidente da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), que disse que os corpos de bombeiros recebem em função da área ardida, e exigiu um pedido de desculpas. Em declarações aos deputados na quinta-feira, o presidente da AGIF questionou o facto dos “corpos de bombeiros receberem em função da área ardida”, considerando o “objetivo perverso”. Disse ainda que há municípios “a gastar meio milhão de euros, uma barbaridade de dinheiro nos bombeiros, quando não gastam dinheiro a gerir a floresta”, sendo necessário balancear a prevenção e o combate. “Há um conjunto de resistências de natureza política, de distribuição de poder, de não cumprimento de procedimento de poderes, de dinheiros não verificados que têm de ser escalpelizados”, disse o presidente da AGIF. A Liga exige ao presidente da AGIF que apresente “desculpas públicas aos Bombeiros, aos Comandantes de Bombeiros, aos Dirigentes Associativos e às Entidades Detentoras de Corpos de Bombeiros (Câmaras Municipais e Associações Humanitárias de Bombeiros)” e apela ainda ao Governo e à Associação Nacional dos Municípios Portugueses que esclareçam publicamente as condições em que os bombeiros são apoiados financeiramente. Apela ainda ao Governo para que “sejam tomadas as consequentes medidas pelas afirmações caluniosas” e diz que se reserva no direito de “tomar todas as medidas que considere necessárias e oportunas para responsabilizar o autor das afirmações” e repor da verdade. Lusa. Via Agroportal.
  • Quase 35 mil euros foram transferidos da conta bancária da Junta para a conta pessoal do Presidente. Autarca diz que foi um “adiantamento do seu ordenado” e viu o PS retirar-lhe a confiança política. BE exige demissão do presidente da Junta da Costa da Caparica. Fonte.
  • Os reguladores ambientais de Massachusetts negaram um pedido da Holtec, a empresa que desmantela uma central nuclear encerrada, a Pilgrim Nuclear Power Station em Plymouth, para libertar cerca de 4 milhões de litros de águas residuais radioativas na Baía de Cape Cod, um santuário oceânico. A descarga das águas residuais tratadas representaria uma ameaça ao meio ambiente da baía, à saúde humana, às indústrias pesqueira e marisco e à economia da região, disse Andrew Gottlieb, diretor executivo da Associação para Preservar o Cabo Cod. MARK PRATT, AP. Via Power Engineering.
  • México: o curioso caso dos imigrantes Americanos. Ao contrário dos latino-americanos barrados ou deportados, eles vivem tranquilamente do outro lado da fronteira. Muitos são nômades digitais. Fogem da inflação em seu país, mas acentuam a gentrificação nas cidades mexicanas. E, como não têm número de contribuinte, não pagam impostos no México. Suelen Romani, Júlia Dal Rovere e Verônica Lopes, Outras Palavras.
  • Fábricas de bebés da Ucrânia obtêm lucros recordes no meio do caos da guerra. JEREMY LOFFREDO, The Grayzone.

Sem comentários: