segunda-feira, 6 de março de 2023

Bico calado

  • Grupo Jerónimo Martins recusa pagar taxa alimentar desde 2012. Os donos do Pingo Doce já devem quase 30 milhões de euros ao Estado e continuam a contestar a taxa em tribunal. A Sonae também está a recorrer aos tribunais mas não recusa o pagamento. Ambas registaram aumento dos lucros. Esquerda.
  • «(…) Portugal dói quando o primeiro-ministro se dirige aos idosos para lhes anunciar o maior aumento de sempre das suas reformas e pensões. São 8%, coisa nunca vista, um maná celestial, eu cuido de vocês. Ora, como quem lê estas páginas, o Governo sabe que o valor do aumento de 2022 e de 2023 fica pelo menos 6% abaixo do valor da inflação dos mesmos anos e que, portanto, a proteção social empobreceu os idosos. (...) Dói que passem seis anos desde a promessa do médico de família para toda a gente, que foi agora enterrada com alguma baixeza e não pouco cinismo. Na verdade, nada foi feito, nem sequer tentado. (…) Privatizaram-se os correios, outra velha obsessão do PS, que pôs no seu programa essa grande reforma pelo menos desde 2011 por razões ainda hoje misteriosas, a empresa financiava o Estado e garantia uma presença de conforto em tantas vilas e aldeias onde é precisa. O mais antigo serviço do país foi entregue a uma horda de capitais vagamente reconhecíveis, a empresa degradou-se ao ponto da vergonha (...)» Francisco Louçã, Portugal dói tanto.
  • A Ucrânia descobre que intensificar a mobilização não é tão fácil. Os recrutadores militares são acusados de táticas grosseiras ao tentarem aumentar o número de efetivos. The Economist.
  • A fuga de um áudio revela que os trabalhadores dos caminhos-de-ferro dos EUA foram instruídos a não fazer inspeções. Michael Sainato, The Guardian.
  • Os crimes de guerra do exército ucraniano incluem o bombardeamento de ambulâncias, camiões de bombeiros e trabalhadores de salvamento no Donbass - semelhantes aos israelitas e aos terroristas apoiados pelos EUA na Síria. Eva Bartlett, CovertAction Magazine.

  • Médico descreve e denuncia a prática da CIA de alimentação retal de prisioneiros. Agentes da CIA violaram os suspeitos de "terrorismo" empurrando mangueiras de jardim pelos seus retos e ligando a água. Também violaram detidos penetrando os seus retos com tubos de alimentação falsos. NYTimes 24fev2023.

Sem comentários: