sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Bico calado

  • Borrell, o atual chefe da diplomacia da UE, terá ensandecido? Exibe-se agora com farda militar, depois de, há pouco tempo, ter sido criticado por bolsar referências racistas e neocolonialistas como estas: «A Europa é um jardim. Nós construímos um jardim. (...) O resto do mundo (…) não é exatamente um jardim. A maior parte do resto do mundo é uma selva, e a selva pode invadir o jardim. Os jardineiros devem tomar conta dele (...)».
  • As forças de ocupação israelitas impedem ambulâncias de chegar aos palestinianos feridos após uma rusga em Nablus na quarta-feira de manhã. Fonte.
  • Os governos europeus concedem enormes benefícios fiscais aos investidores e proprietários imobiliários - uma política que é comum em muitos estados membros apesar de todas as diferenças políticas. Áustria, Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Itália, Noruega, Portugal, Espanha, Suécia e Reino Unido têm regimes fiscais que favorecem certos tipos de investimentos imobiliários mais do que outros tipos de negócios ou investimentos. Os privilégios mais comuns incluem isenções totais sobre mais-valias, garantias especiais de isenção de impostos para fundos, e rendimentos de rendas tributados mais baixos do que outros tipos de lucros. Economistas, peritos fiscais, advogados e ONGs chegam a uma conclusão clara: os bens imobiliários, tanto comerciais como residenciais, são sub ou não tributados na maioria dos países. Não existe regulamentação europeia nem supervisão, pelo que os padrões são difíceis de provar. Isto tem consequências sociais diretas: o capital é atraído para os bens imobiliários, faz subir os preços, e com isto contribui para a escalada da crise habitacional em muitos países. As estatísticas mostram que em todos os outros países da UE, à excepção de Itália e Malta, os preços das casas aumentaram a partir de 2010 a taxas superiores à inflação ou ao crescimento médio dos salários. Isto é igualmente verdade para a Noruega e o Reino Unido. Em cidades europeias como Praga, Bratislava e Paris, serão necessários mais de 20 anos de salários médios para comprar um apartamento. FonteEm Portugal, o antigo ministro da economia [Pedro Siza Vieira - 2019-10-26 até 2022-03-30] tomou posse apenas um dia depois de ter criado uma empresa imobiliária. Uma das suas leis mais importantes, aprovada no parlamento de 2019, foi o regulamento REIT, que isenta estes fundos do pagamento de impostos sobre as suas mais-valias de vendas ou rendas. Paulo Pena.

  • «Segundo o soldado britânico David Smiley, quando os suspeitos árabes se recusavam a falar, a polícia virava um deles de cabeça para baixo e batia na sola dos seus pés "com um cinto de couro"; outro aplicava "um cigarro aceso nos seus testículos" antes de conseguirem obter as informações que queriam. Na altura, Smiley observou que "este tipo de coisas soa a Gestapo", e que a semelhança das táticas britânicas com as dos regimes fascistas em ascensão na Europa não era isolada. Tais comparações eram também baseadas em imagens visuais da força policial que, segundo Burr, "colava grandes Swasticas [sic]" na "frente dos [seus] escudos", e ao "passarem uns pelos outros na rua" faziam a "saudação nazi", uma prática que até os seus superiores os admoestaram a não fazer.» Caroline Elkins, Legacy of Violence – a History of the British Empire. The Bodley Head/Penguin 2022, pp 232-233.

Sem comentários: