quinta-feira, 15 de dezembro de 2022

Bico calado

  • Fuzileiros navais destacados em "operações secretas de alto risco" na Ucrânia. O Tenente-General Robert Magowan revelou que os Fuzileiros Reais participaram em "operações discretas" em Kyiv no início deste ano. George Grylls, The Times.
  • "O antigo eurodeputado italiano, António Panzeri, que foi preso (ele, a mulher e a filha), acusados de corrupção, era o fundador e presidente de uma ONG (Fight Impunity) para o combate à corrupção. Os autoproclamados moralizadores gerais da república deixam-me sempre desconfiado." António Filipe.

  • «O Qatar não tinha necessidade de subornar a eurodeputada socialista Eva Kaili, uma vez que esta estava a implementar um plano mais amplo da UE e recebia ordens da Presidente do Parlamento da UE Roberta Metsola, na imagem acima. Sarantis Michalopoulos, EurActiv.
  • «As suspeitas de corrupção que atingem o Parlamento Europeu e levaram a justiça belga a propor uma prisão preventiva para uma vice-presidente da instituição, a grega Eva Kaili, suscitam-me, para já, muitas mais perguntas do que propriamente conclusões. (...) O Parlamento Europeu tem assim tanta influência no poder executivo da União que justifique o investimento em subornos de tão elevadas quantias para tão poucas pessoas? (...) Como é que a meia dúzia de deputados e assessores do Parlamento Europeu, que a justiça belga identificou como suspeitos, conseguem influenciar todos os 705 eurodeputados e, eventualmente, a Comissão Europeia, em decisões importantes que justifiquem estes subornos? O que é que eles fazem para convencer tanta gente? Qual é a diferença do comportamento corruptor do Qatar, se for verdadeiro, do comportamento dos lóbis que vários eurodeputados de vários países disseram, nos últimos dias, estarem há muitos anos a trabalhar em Bruxelas para favorecer os seus interesses? E, mais uma vez, que tipo de interesses estamos a falar que leva estes lobistas a atuarem à vista e com complacência de toda a gente? (...) E, por outro lado, temos a certeza de que não há manipulação política nesta investigação? Porque é que ela foi aberta apenas em julho de 2022 e as suas detenções e impacto mediático surgem agora, em pleno Mundial de Futebol, que o Qatar conseguiu obter em 2010, para desespero do ex-presidente norte-americano Bill Clinton, o líder de uma candidatura rival dos Estados Unidos, que acabou por a perder, contra todas as expectativas? A vingança serve-se fria? A exponenciação das acusações de exploração desumana dos trabalhadores pelo Qatar, que agora se faz, depois de 12 anos de indiferença, tem alguma coisa a ver com isso? (...)» Pedro Tadeu, Então a Europa também é corrupta? - DN 14dez2022.

Esta é a razão pela qual o governo britânico apoia a ditadura da Arábia Saudita e a sua guerra catastrófica contra o Iémen. Via Declassified UK.

Sem comentários: