sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

Bico calado

  • Humorista moçambicano Valter Danone, 6 anos de idade, acusado de caluniar o Estado moçambicano. O menor participou num vídeo teatral sobre a corrupção na polícia de trânsito. Como ele é menor, a avó é que será julgada. Fonte.
  • O governo argelino afetará aproximadamente 22 mil milhões de dólares ao seu orçamento da defesa em 2023 - mais do dobro das suas despesas militares em 2022. The Cradle.

  • "O oficial dos serviços secretos, o Capitão Orde Wingate, tornar-se-ia em breve uma lenda, de tal forma que se referia a si próprio, mesmo aos superiores, pela alcunha de "Wingate". Na aparência e comportamento, o capitão do exército não era convencional. (…) Foi a criação de Wingate dos Esquadrões Noturnos Especiais, combinada com a sua devoção à causa sionista e o seu total desprezo pelos árabes, que deixou a sua marca na Palestina e eventualmente em outras partes do Império Britânico devastado pela violência durante e após a Segunda Guerra Mundial. (…) Os Esquadrões Noturnos Especiais eram compostos por um grupo de soldados britânicos selecionados a dedo, bem como por recrutas judeus. (…) Wingate e os seus esquadrões noturnos especiais aplicaram a alegada propensão árabe para "entrar em pânico" perante o "ataque surpresa" e levaram a sua marca de contra-terrorismo diretamente ao coração das aldeias árabes e de outros esconderijos de rebeldes suspeitos. A rusga noturna que testemunhou a destruição do oleoduto terminou como outras. Uma vez lá, os homens de Wingate interrogavam os aldeões, nenhum dos quais confessava ter ouvido ou visto alguma coisa. Segundo o cabo Frank Howbrook, que participou na operação, Wingate disse: "Vamos dar uma lição a estes fulanos. Por isso, reunimos todos os homens na aldeia. Lá fora ... há um grande tanque de petróleo queimado. E pusemos todos os homens ao lado disto e depois pegámos num braço e numa perna de  cada um e atirámo-los para o meio dele".» Caroline Elkins, Legacy of Violence – a History of the British Empire. The Bodley Head/Penguin 2022, pp 221-224.

Sem comentários: