O que é
Greenwashing/Lavagem verde?
Greenwashing,
um termo cunhado pelo ambientalista Jay Westerveld em 1986, é quando uma
empresa tenta enganar os consumidores que procuram viver um estilo de vida mais
verde a pensar que os seus produtos são amigos do ambiente quando não o são.
Tipos de
Lavagem Verde
1 Imagens
ecológicas enganosas
Este tipo de lavagem verde é quando os rótulos dos produtos ou campanhas publicitárias utilizam a natureza, animais, folhas, a cor verde, etc., nos seus produtos ou serviços. Estas imagens são normalmente associadas a uma mensagem sustentável e a produtos amigos do ambiente. Quando utilizadas num ato deliberado de lavagem verde, estas imagens dão aos consumidores a sensação de que o produto ou serviço é amigo do ambiente. A verdade é normalmente muito diferente. Exemplo: A maioria das marcas de água engarrafada têm imagens de montanhas exuberantes ou de riachos limpos e cristalinos. A realidade é que as garrafas de água de utilização única são um enorme contribuinte para o desperdício global de plástico, e um desastre ambiental.
2 Isco e troca
O isco e a troca da lavagem verde é quando uma empresa oferece uma linha limitada de bens ou serviços ecológicos para atrair clientes com espírito ecológico para se envolverem com a sua marca (o isco). Quando o cliente está "no anzol", é-lhe apresentada uma gama muito mais extensa de produtos que não são amigos do ambiente (o isco). Exemplo: Um revendedor da indústria da madeira armazena 300 tipos diferentes de produtos de madeira. Apenas um é certificado FSC, mas este é o que utilizam em todas as suas campanhas publicitárias. O cliente compra então toda a gama de produtos de madeira, assumindo erradamente que todos eles são certificados FSC.
3 Alegações
Irrelevantes
A lavagem verde utilizando alegações irrelevantes é quando as empresas utilizam alegações ecológicas para as fazer parecerem amigas da terra, quando na realidade, a alegação que estão a fazer é totalmente irrelevante. Exemplo: Uma empresa de desodorizantes declara orgulhosamente no tótulo do produto que toda a sua gama de produtos é livre de CFC. Esta é uma alegação irrelevante porque os CFC foram proibidos, o que significa que todas as marcas de desodorizantes são livres de CFC por lei.
4 Clickbait
Clickbait é um termo utilizado online para descrever algo que o tenta a clicar num link apenas para descobrir que o que vê não é o que lhe foi inicialmente prometido. No mundo da lavagem verde, clickbait é usado para descrever quando uma empresa ou indivíduo tenta fazer dinheiro com mentiras. Isto é frequentemente feito rotulando os produtos como 'orgânicos', 'recicláveis, 'biodegradáveis', 'certificados', etc., quando simplesmente não o são. Algumas empresas chegam mesmo ao ponto de inventar certificações ou organismos reguladores. Exemplo: Uma empresa de energia fornece gás natural certificado como não tóxico pela European Union Gas Board Of Awesome Sustainable Brands. Isto não significa absolutamente nada porque é um organismo regulador inventado.
5 À prova de
zero / Sem recibos
À prova de zero, ou sem recibos, a lavagem verde é um tipo de lavagem verde clickbait. Ocorre normalmente quando as empresas colocam nos seus rótulos ou em campanhas publicitárias alegações que não podem provar. Quando se pede uma prova há sempre uma desculpa, geralmente algo a ver com "sensibilidade competitiva" ou "segredos comerciais". Exemplo: Um fabricante de cigarros orgânicos alega que o seu produto é "tão seguro como respirar ar de montanha". Pede-se-lhes que provem isto, e eles dizem que não podem porque isso revelaria a sua 'fórmula secreta' aos concorrentes.
6 Red
herring
A red herring greenwashing é quando as empresas fazem uma pequena parte do seu produto amigo do ambiente e depois propagandeiam infinitamente sobre ela, embora a maior parte do produto seja potencialmente terrível para o ambiente. Exemplo: Uma empresa de pilhas não recarregáveis utilizou embalagens contendo 5% de conteúdo reciclado. Alega que é uma bateria ecológica, mas não é. A embalagem verde não compensa os produtos químicos que o produto poderá lançar para a terra quando atingir o aterro sanitário.
7 Vaguidade
A imprecisão da lavagem verde engana o cliente a pensar que um produto ou serviço é melhor para o planeta do que usar a terminologia ecológica num contexto vago. As frases comummente utilizadas para este tipo de lavagem ecológica incluem "amigo do ambiente", "responsabilidade social", e "tudo natural". Exemplo: Se a comida para animais de estimação for anunciada como 'tudo natural', vá um pouco mais fundo e descubra exactamente como é realmente natural.
Evitar a lavagem
verde
Há duas coisas
que se podem fazer para evitar a lavagem verde e responsabilizar as empresas
desonestas:
1 Identificar
Falsas alegações Eco-amigáveis
Há muitas
medidas que se pode tomar para ajudar na luta contra a lavagem verde e
identificar os culpados:
Escrutinar: Analise
aquilo a que a alegação ecológica se refere. Por exemplo, é a embalagem, o
produto no interior, ou o lote inteiro?
Encontrar
provas: A embalagem explica a alegação verde? Ou talvez o seu website? Se não,
contate a empresa e peça-lhes provas da sua alegação verde.
Fazer o
trabalho de casa: Investigar a fundo cada alegação verde feita por uma empresa.
Estão a utilizar um dos tipos de lavagem verde acima referidos?
Validar as alegações:
Se a empresa utiliza certificações ou rótulos ecológicos bem conhecidos, então
contate o organismo regulador que os gere e verifique se têm o direito de os
utilizar. Se o rótulo ecológico que está a ser utilizado for um rótulo
ecológico de que nunca ouviu falar, faça algumas pesquisas para ter a certeza
de que não é falso.
Bloquear o
ruído: Ignore todas as imagens verdes e o ruído ecológico na embalagem e no
marketing.
Confiar no instinto: Se o seu instinto lhe diz que descobriu a lavagem verde, então
provavelmente descobriu.
Interrogar: Se está convencido de que uma empresa está a fazer lavagem verde, volte a interrogá-los. Faça perguntas sobre tudo o que lhe vem à cabeça. Como é feita? De que é feita? Como deve ser descartada? Quando é que foi certificada? Têm provas?
2 Tomar
medidas contra falsas alegações favoráveis ao ambiente
Não comprar: A ação mais
eficaz que se pode tomar como consumidor é não voltar a comprar nada fabricado
por uma empresa que faz lavagem verde.
Avisar os outros: Deixe que outros consumidores eco-conscientes com a mesma opinião saibam das suas descobertas, publicando em fóruns, etc.
Sem comentários:
Enviar um comentário