terça-feira, 11 de outubro de 2022

Turquia: Galatasaray poupa 400 mil euros com os seus painéis solares

  • O gigante do futebol turco Galatasaray poupa quase 400.000 euros com o seu telhado solar. O Galatasaray bateu um recorde mundial em março pela quantidade de megawatts produzidos pelos painéis solares do estádio, entrando para os Recordes Mundiais do Guinness. Kristina Jovanovski, Euronews.
  • A primeira-ministra Liz Truss aceitou £5,000 de um cético do clima. Lord Vinson é um dos poucos doadores conhecidos da Global Warming Policy Foundation, que defende a fragilização através do seu braço de campanha Net Zero Watch. Phoebe Cooke e Michaela Herrmann, Desmog.
  • A expansão da mina de carvão Rosebud, no estado de Montana, EUA, foi considerada ilegal devido aos seus impactos no clima, e no rio Yellowstone em particular. Yasmin Dahnou, The Ecologist.
  • A polícia ugandesa foi acusada de brutalidade contra estudantes que protestavam contra um oleoduto da Total Energies. Cerca de 50 manifestantes entregaram uma petição à embaixada da União Europeia na capital do Uganda, Kampala. A União Europeia apelou à libertação dos manifestantes. Num tweet, a sua embaixada disse que "valoriza os debates democráticos" e recebeu petições de ugandeses que tanto apoiam como se opõem ao oleoduto. Recorde-se que o Parlamento Europeu aprovou em meados de setembro uma resolução de emergência condenando as violações dos direitos humanos e os danos ambientais associados a projetos de combustíveis fósseis no Uganda e na Tanzânia. Joe Lo, CHN.

Sem comentários: