Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

domingo, 30 de outubro de 2022

Reflexão – De como uma informação falsa ou manipulada trava soluções boas para o Ambiente

«Nos EUA, os governos locais estão a restringir e a proibir projetos de energia limpa. Depois de ouvir rumores de que a desinformação no Facebook era uma das principais causas disso, aderi a 40 grupos anti-vento e solar para estudar a questão. Os resultados são sombrios.

Praticamente todos os peritos concordam que a energia eólica e solar são limpas, seguras, e acessíveis. Mas muitos dos textos nestes grupos podem conduzir-nos exatamente à conclusão oposta. Para o provar, tomemos em consideração um poste que eu vi muitas vezes: uma turbina eólica a pegar fogo. Em quase todos os grupos vi histórias, fotografias, e vídeos de acidentes com turbinas eólicas: turbinas a explodir, a derramar óleo, a atirar gelo aos carros das pessoas na auto-estrada. A mensagem era clara: as turbinas eólicas não são seguras. Isto foi surpreendente para mim. Há já algum tempo que escrevo sobre energia limpa e nunca ouvi falar de uma turbina eólica a incendiar-se. De acordo com um estudo recente do Departamento do Ambiente, havia 40.000 turbinas na América em 2017. Nessa altura, tinham ocorrido apenas 40 incidentes. E ninguém fora ferido. Em comparação, a poluição proveniente decombustíveis fósseis mata milhões todos os anos.

Outro argumento que vi com frequência foi a ideia de que o vento e a energia solar são maus para a saúde humana. Em 2009, Nina Pierpont argumentou que o infra-som das turbinas eólicas causa dores de cabeça, náuseas e vertigens. Ela chamou-lhe "síndrome das turbinas eólicas". Em praticamente todos os grupos que consultei vi o mesmo link para o livro de Pierpont. Mas o problema é que, desde 2009, dezenas de cientistas investigaram os sintomas sobre os quais Pierpont escreveu e nenhum encontrou qualquer razãopara acreditar que as turbinas sejam más para a saúde humana.

Vi argumentos igualmente enganadores contra a energia solar. Muitos grupos estavam cheios de longos postes sobre como os materiais tóxicos nos painéis solares acabariam por chegar ao abastecimento de água da sua cidade. Mais uma vez, não há provas de que os painéis solares contaminem o abastecimento de água de uma comunidade.

O problema é que esta desinformação está a ter impactos no mundo real. Está a mudar a opinião dos eleitores. Está a mudar a política local. E está a atrasar a transição dos combustíveis fósseis para a energia limpa. Estes grupos têm conseguido que os seus governos locais aprovem proibições de centrais eólicas e solares, moratórias que atrasam projecto, contratempos que tornam impossível a sua construção. Grupos como estes estão a bloquear com sucesso a energia limpa em todo o país. Desde março de2022, os projetos eólicos e solares sofreram atrasos em 49 estados

Michael Thomas.

Sem comentários: