- Apenas 5 centrais de biomassa das 13 existentes em Portugal são consideradas sustentáveis, admite o ICNF, citado pela Zero. Perante esta situação, a ZERO receia que exista um completo descontrolo quanto ao funcionamento das centrais de biomassa, alegadamente com situações de incumprimento da legislação em vigor, ausência de fiscalização por parte das entidades competentes e acesso ao pagamento majorado da energia produzida que não cumpre os deveres legais. Acresce uma preocupação quanto à biomassa que é queimada nestas centrais que, contrariamente aos objetivos que estiveram na génese desta política – que seria contribuir para a prevenção dos incêndios valorizando energeticamente resíduos florestais –, permite o perpetuar da queima de madeira de qualidade, em especial pinheiro-bravo, quando existe um défice de matéria-prima nesta fileira na ordem dos 57%.
- Portugal, Espanha e França abandonaram o projeto do gasoduto MidCat através dos Pirenéus, o que desiludiu o governo alemão, que esperava desbloquear uma nova fonte de gás com o gasoduto previsto para ligar a rede de gás da Península Ibérica com o resto da Europa. Os governos espanhol, português e francês desistiram do gasoduto dos Pirenéus e, em vez disso, pretendem construir um "corredor de energia verde" através do Mar Mediterrâneo entre Barcelona e Marselha que poderá também transportar hidrogénio como uma alternativa mais amiga do clima ao gás natural. Björn Finke, Süddeutsche Zeitung.
- Eleitos da Assembleia Municipal de Ferreira do Zêzere querem impedir renovação de licença ambiental à COMAVE, que consideram ser responsável por maus cheiros na vila. O Mirante.

Sem comentários:
Enviar um comentário