segunda-feira, 5 de setembro de 2022

Bico calado

  • Os estrangeiros devem dizer ao Ministério da Defesa israelita quando se apaixonarem por um palestiniano/a na Cisjordânia ocupada, de acordo com as novas regras. Se casarem, serão obrigados a partir passados 27 meses para um ‘período de arrefecimento’ de pelo menos meio ano. Yolande Knell, BBC.
  • Os 15 maiores bancos da Europa investem 87,7 mil milhões de euros em empresas de armamento que vendem armas a Estados envolvidos em violações dos direitos humanos ou conflitos armados. Embora a maioria dos 15 bancos tenha uma política do setor da defesa que define os riscos, alguns bancos limitam a aplicação desta política ao financiamento de transações de armas específicas. Os bancos concedem empréstimos gerais a empresas e subscrevem empréstimos para os produtores de armas, em negócios que representam milhares de milhões. As empresas de armamento podem utilizar estes empréstimos à sua discrição e podem utilizá-los para financiar a produção para o comércio de armas de alto risco. Este é o resultado de um estudo da organização de paz holandesa PAX. O banco francês BNP Paribas regista os maiores investimentos em 15 dos maiores produtores de armas do mundo. O banco investe mais de 16 mil milhões de euros em onze produtores de armas, incluindo a Boeing e a Airbus. A Airbus vendeu, por exemplo, aviões de caça à Arábia Saudita e mísseis anti-navegação aos Emirados Árabes Unidos. O maior investimento do BNP Paribas é na General Electric, um conglomerado industrial que produz e mantém motores a jacto para a força aérea da Arábia Saudita. Este país está envolvido na guerra do Iémen há mais de 7 anos. Esta guerra custou a vida a cerca de 380.000 pessoas. O Deutsche Bank investe quase 15 mil milhões de euros em 11 empresas. O maior montante em financiamento por este banco vai para a Boeing e a Raytheon. Estas empresas forneceram dezenas de milhares de bombas à Arábia Saudita. BankTrack.
  • O Barclays Bank detém mais de 1 bilião de libras esterlinas em ações de 9 empresas cujas armas, componentes e tecnologia militar foram utilizadas na violência armada de Israel contra palestinianos. BankTrack.

Sem comentários: