quarta-feira, 8 de junho de 2022

Reflexão – Quem rouba comida a quem?

A Rússia é acusada de usar o abastecimento alimentar como arma de guerra e de roubar cereais da Ucrânia nos territórios ocupados da região de Donbas. Mas a Rússia não está sozinha no roubo de alimentos de nações vulneráveis. As provas sugerem que as frotas de pesca da União Europeia também o têm vindo a fazer - e há bastante tempo.

De acordo com uma investigação da Blue Marine Foundation, utilizando dados oficiais fornecidos por Bruxelas à Comissão do Atum do Oceano Índico - um organismo intergovernamental responsável pela gestão dos estoques de atum da região - os navios de pesca da UE, principalmente os espanhóis, parecem ter pescado atum das águas das nações mais pobres do Oceano Índico sem autorização durante anos.

Um estudo encomendado aos analistas marinhos da OceanMind, encontrou provas que sugerem que as frotas da UE tinham estado a pescar nas águas da Somália e da Índia em 2017, 2018 e 2019. Havia também vestígios delas a pescar nas águas ao largo de Moçambique, onde os navios da UE não podem atualmente pescar, e na Área Marinha Protegida de Chagos, um território britânico. 

CHARLES CLOVER, Politico.

Sem comentários: