segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Espanha: pedra calcária para obter energia?

  • Sabendo-se que a quantidade de lítio é limitada, em Espanha, testa-se o uso da vulgar pedra calcária para obter energia. A altas temperaturas, provoca-se uma reação química cujos compostos podem ser armazenados e usados para obter energia quando necessário. Se puder ser usada em grande escala, esta tecnologia pode tornar as as atuais baterias obsoletas. DW.
  • O Universities Superannuation Scheme, o maior fundo de pensões privado do Reino Unido, irá transferir 5 mil milhões de libras do seu investimento em ações para um índice evitando os piores poluidores, num movimento que irá reduzir imediatamente as emissões de carbono associadas às acções em 30%. The Guardian. Via Diverse Bulletin.
  • As principais companhias petrolíferas, sob pressão dos investidores e ambientalistas, estão a fugir das areias petrolíferas do Canadá, a quarta maior reserva de petróleo do mundo. O investimento estagnou, e os bancos recusam-se a financiar novos projectos. No entanto, espera-se que a produção petrolífera continue por pelo menos mais duas décadas. As empresas locais intervieram para continuar a trabalhar nas minas e poços existentes. No ano passado, as areias de xisto estavam no bom caminho para entregar mais petróleo do que nunca. Vipal Monga, WSJ.

Sem comentários: