quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Ambientalistas repudiam intenção do Governo em aumentar área de eucalipto

  • Várias organizações ambientalistas repudiam a intenção do Governo em fazer aumentar os limites máximos das áreas de eucalipto por concelho e exigem a implementação do ajuste à meta máxima de eucaliptal em Portugal inscrita na lei para 2030. O pedido consta de uma carta aberta assinada pela Acréscimo, Climáximo, Fapas, Geota, LPN, Quercus e Zero e dirigida ao secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território. Via Agroportal.
  • Portugal não alcançou em 2020 nenhuma meta do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos, diz o relatório anual dos resíduos urbanossobre o ano passado. Segundo o documento, os portugueses produziram mais resíduos, tendo a maior quantidade sido enviada para aterro, e não se chegou nem perto das metas de reciclagem. A produção de resíduos urbanos foi de 5,2 milhões de toneladas, um valor idêntico ao de 2019, pelo que a pandemia não teve impacto. Outros números do relatório indicam que cada português produziu 512 quilos de resíduos, um valor acima da media europeia, o que corresponde a 1,4 quilos por dia. A meta de reutilização e reciclagem de resíduos urbanos devia atingir os 50%, mas foi de apenas de 38%. Via JN 9nov2021.
  • A albufeira de Salamonde, em Vieira do Minho, tem vindo a ser alvo de descargas de lamas e deposição de escombros provenientes de uma pedreira. O BE questiona o governo se é intenção do executivo reforçar as ações de fiscalização no local e se vão ser tomadas medidas e ações concretas para impedir que se repitam descargas e deposições ilegais, bem como outras atividades suscetíveis de provocar impactos negativos nos sistemas ecológicos. Esquerda.

Sem comentários: