sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Bico calado

  • «(…) Só garantindo casa a custos ajustados à realidade laboral do presente se pode corrigir um dos principais problemas que afectam quem quer ter filhos. Miguel Reis saberá que, quem não tem bois, não promete carrada. O que se espera agora de um socialista é a ousadia de enfrentar quem, nesta cidade, tudo tem e tudo pode. Sei bem que, num município que tem uma prática de enorme proximidade com os interesses de alguns empresários, dizer alguma coisa que escape a esta lógica é um radicalismo ou um extremismo. O PS, nestes anos, optou pela via da abstenção violenta, pela impassibilidade, pela mão cheia de nada, pela ‘coisa em forma de assim’. Ser socialista é ser radical na procura de instrumentos que contrariem o privilégio e a crescente desigualdade económica, não é a neutralidade que sempre beneficia o oportunismo dos poderosos. E isso, no nosso concelho, está ao alcance daqueles que conquistaram democraticamente o poder. (…)» João Matos (BE), Defesa de Espinho 21out2021.
  • Trabalhadores filipinos forçados a trabalhar 18 horas por dia, pagos a 30 cêntimos à hora, constantemente expostos a produtos químicos tóxicos, e ameaçados de violência ou morte quando exigem melhores condições. Esta é a verdadeira história das bananas da Nova Zelândia. A Nova Zelândia importa 72 milhões de quilos por ano, dos quais cerca de 70% provêm desta região do Mindanao, Filipinas. Tess McClure, RNZ.
  • Colin Powell foi um homem fixe que ajudou a destruir o Iraque. Como Secretário de Estado em 2003, Powell mentiu nas Nações Unidas sobre o Iraque ter armas de destruição maciça. Peter Maass, TheIntercept.

Sem comentários: