segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Bico calado

Baseada na maior fuga de informação da história contida em arquivos de paraísos fiscais, a investigação revela os negócios secretos e os bens escondidos de mais de 330 políticos e altos funcionários públicos em mais de 90 países e territórios, incluindo 35 líderes de países. O Pandora Papers põe a nu o emaranhado global do poder político e das finanças offshore secretas. O ICIJ obteve mais de 11,9 milhões de registos financeiros, contendo 2,94 terabytes de informação confidencial de 14 prestadores de serviços offshore, empresas que criam e gerem empresas fantasma e confiam em paraísos fiscais em todo o mundo. O ICIJ partilhou os ficheiros com 150 parceiros de comunicação social, lançando a mais ampla colaboração na história do jornalismo. Durante quase dois anos, o ICIJ organizou e liderou uma investigação que cresceu até abranger mais de 600 jornalistas em 117 países e territórios.

Pérolas encontradas:

Morais Sarmento foi beneficiário de uma companhia offshore registada nas Ilhas Virgens Britânicas para comprar uma escola de mergulho e um hotel em Moçambique. Vitalino Canas conseguiu uma procuração para atuar em nome de uma companhia também registada nas Ilhas Virgens Britânicas. Manuel Pinho era beneficiário de três companhias, que já são de conhecimento público devido ao inquérito-crime relativo à EDP.

Tony Blair, ex primeiro-ministro do Reino Unido (fuga de impostos na aquisição de uma propriedade através de empresa de fachada nas Ilhas Virgens), Andrej Babiš, primeiro-ministro da República Checa, Milo Djukanovic, presidente do Montenegro, Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia, Siniša Mali, ministro das Finanças da Sérvia, John Dalli, ex ministro das Finanças de Malta e comissário europeu e muitos, muitos outros que podem ser conferidos aquiAté mesmo a super estrela do críquete indiano Sachin Tendulkar, a diva da música pop Shakira e a supermodelo Claudia SchifferConfirma-se ainda que o Dakota do Sul, a Florida, o Delaware, o Texas e o Nevada são os estados norte-americanos que mais confiança têm nos Pandora Papers por causa do sigilo financeiro que têm garantido.

Sem comentários: