quinta-feira, 21 de outubro de 2021

Bico calado

S. Pedro pergunta a Colin Powell: Há aqui alguns iraquianos que gostariam de ter uma palavrinha consigo…

  • «Apesar de todas as consequências involuntárias, a intervenção externa poderia também estabelecer um mínimo de estabilidade e ordem que representaria uma grande melhoria humanitária no status quo, e com ela, a perspetiva de vidas salvas e meios de subsistência possibilitados. Na análise custo-benefício que assistiria a qualquer nova intervenção, os decisores políticos devem estar atentos aos riscos, mas também ao enorme perigo de continuarem a não fazer nada.» Último parágrafo do editorial do The Washington Post, sugerindo a invasão do Haiti.
  • Embora os ministros britânicos afirmem que a China é uma ameaça crescente aos interesses do Reino Unido, aprovaram a venda de 2,6 mil milhões de libras de equipamento militar e civil/militar ao país nos últimos três anos. Mark Curtis, Declassified UK.
  • Os lobistas empresariais que mais beneficiaram com o JobKeeper foram os mesmos que aconselhavam regularmente o Governo sobre esse programa. Como se esbanjaram 40 mil milhões de dólares e o papel das empresas lobistas Business Council of Australia e AI Group. Callum Foote, MWM.
  • Como as escolas privadas de elite australianas se empanturraram com os apoios do programa JobKeeper apesar dos seus lucros, para além dos pagamentos de estímulos pandémicos, e também de uma fatia maior do bolo de financiamento federal. Trevor Cobbold, MWM.
  • Justiça suíça pediu ajuda a Rui Pinto para investigar o presidente da FIFA. Público 20out2021.
  • Como o maior gabinete de advogados dos EUA canaliza a riqueza global para paraísos fiscais. Baker McKenzie é pioneira na evasão fiscal de empresas. Atua agora para notórios magnatas, fabricantes de armas e regimes autoritários que operam na economia paralela. Sydney P. Freedberg, Agustin Armendariz e Jesús Escudero, ICIJ.

Sem comentários: