Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Bico calado

  • «A nossa amnésia coletiva sobre o facto de sermos, como nação, voluntariamente supremacistas brancos e por vezes genocidas, e a nossa incapacidade de compreender como isto dá forma ao racismo dos tempos modernos, são catastróficos. Compreendo porque é que pode ser ofensivo para uma pessoa negra passar por uma estátua de um comerciante de escravos na sua própria cidade e pessoalmente acho degradante, como indiano britânico, que, quando vou contactar alguém no governo, tenha frequentemente de passar por uma estátua de Robert Clive, que foi muito detestado enquanto vivo, que segundo Samuel Johnson "tinha adquirido a sua fortuna com tais crimes que a sua consciência dos mesmos o impeliu a cortar a sua própria garganta", e que quando cometeu suicídio em 1774 foi secretamente enterrado numa sepultura anónima.» Sathnam Sanghera, Empireland – Penguin 2021.
  • «Na sequência de uma ofensiva talibã bem sucedida, que culminou na tomada de de Cabul, as respostas dos media evidenciaram a sua lealdade para com o Pentágono e as chefias militares. Fizeram-no atacando abertamente a decisão de Biden de retirar do Afeganistão e defendendo o desejo dos militares demanterem a sua presença indefinidamente no país. O fracasso de Biden em estabelecer um plano de evacuação de dezenas de milhares de afegãos que procuravam fugir do novo regime talibã fez dele um alvo fácil para este ataque furioso. Contudo, foi a recusa de Biden na Primavera passada de manter 4.500 tropas norte-americanas no Afeganistão por tempo indeterminado - contrariando uma campanha agrassiva do Pentágono - que inicialmente desencadeou a fúria dos militares. Gareth Porter, The Grayzone.
  • Há 19 anos que os E.U.A. me mantêm preso sem qualquer acusação. Tenho apenas uma hipótese de ser libertado. Fui torturado com mais de 60 métodos diferentes. Roubaram-me quase duas décadas da minha vida porque os EUA pensaram que eu era outra pessoa. Ahmed Rabbani, Huffington Post. Steven Donziger: "Como podem os EUA julgar as violações dos direitos humanos de outro país quando tem tantas violações no seu cadastro?"
  • Os EUA incluíram a Suíça, o Canadá e a Alemanha na lista de países de alto risco devido a um alto nível de COVID-19. A decisão surge quando a União Europeia apela à reimposição de restrições aos turistas americanos. Deutsche Welle.

Sem comentários: