segunda-feira, 5 de julho de 2021

Bico calado

  • «Em 1962, o delegado do Haiti na conferência da Punta del Este alterou o seu voto em troca de um novo aeroporto, e, assim, os Estados Unidos obtiveram a maioria necessária para expulsar Cuba da Organização dos Estados Americanos. Em sinal de gratidão, também foi prometida à ditadura de Duvalier uma estrada em direção ao aeroporto. Irving Pflaum (Arena of decision, Latin America Crisis, Nova Iorque 1964) e John Gerassi (The Greatest Fear in Latin América, Nova Iorque, 1965) concordam em como este terá sido um caso de suborno. Mas os Estados Unidos não cumpriram as suas promessas no Haiti. Duvalier, “Papa Doc”, guardião da morte na mitologia vudu, sentiu-se enganado. Segundo dizem, o velho bruxo invocou a ajuda do Diabo para se vingar de Kennedy e sorriu, deleitado, quando os disparos de Dallas puseram fim à vida do presidente norte-americano.» Eduardo Galeano, As veias abertas da América Latina (1971) – Antígona 2017.
  • Câmara Municipal de Viana do Castelo aprova isenções de IMT a duas empresas diferentes mas com a mesma identificação fiscal! MinhoDigital.
  • De Berardo a Ronaldo, condecorados somam problemas com a justiça. (…) Até agora, os exemplos de medalhas retiradas são escassos e resumem-se ao ex-político e ex-administrador bancário Armando Vara, ao ex-apresentador televisivo Carlos Cruz e ao antigo embaixador Jorge Ritto (…) No limbo continua a retirada das comendas a Hélder Bataglia (comendador da Ordem do Infante D. Henrique), Zeinal Bava (Grã-Cruz da Ordem do Mérito Empresarial), José Sócrates (GrãCruz da Ordem do Infante D. Henrique), Valentim Loureiro (comendador da Ordem de Mérito) e Cristiano Ronaldo (Oficial da Ordem do Infane D. Henrique, Grande Oficial da mesma ordem e Grã-Cruz da Ordem de Mérito). Liliana Borges, Público 4jul2021.

Sem comentários: