Iter Organization, Reporterre
A contribuição da energia nuclear para mitigar as alterações climáticas é, e será, muito limitada. Actualmente, a energia nuclear evita anualmente 2-3% do total global das emissões de GEEs. Olhando para os planos anunciados para novas construções nucleares e prolongamentos da sua vida útil, este valor iria diminuir ainda mais até 2040.
Além disso, uma expansão substancial da energia nuclear não será possível devido a obstáculos técnicos e recursos limitados. O fornecimento limitado de urânio-235 inibe cenários de expansão substancial com a atual tecnologia nuclear.
Novas tecnologias nucleares, através do urânio-238, não estarão disponíveis a tempo. Mesmo que tais cenários de expansão fossem possíveis, o seu potencial de mitigação das alterações climáticas não seria suficiente como acção única.
Nikolaus Muellner, Nikolaus Arnold, Klaus Gufler, Wolfgang Kromp, Wolfgang Renneberg e Wolfgang Liebert, Energia nuclear - A solução para as alterações climáticas? - Instituto de Ciências de Segurança e Risco, Universidade de Recursos Naturais e Ciências da Vida, Viena, Áustria. Science Direct.
Sem comentários:
Enviar um comentário