quinta-feira, 27 de maio de 2021

Países Baixos: tribunal intima a Shell a reduzir as suas emissões

  • Um tribunal holandês mandou a Shell reduzir as suas emissões. Os ambientalistas da Friends of the Earth levaram o caso a tribunal em 2019, juntamente com outros seis organismos e mais de 17.000 cidadãos holandeses. BBC.
  • A Polónia argumentou, numa reunião do Conselho Europeu, que as actuais regras de emissões da UE estão orientadas para os ricos, uma vez que os líderes tentam decidir como dividir os cortes de emissões entre os membros do bloco. A UE concordou em reduzir as emissões em 55% até 2030 e em tornar-se neutra para o clima até meados do século, mas os líderes têm-se enredado em minudências sobre a forma como essas reduções, muitas vezes dolorosas, devem ser repartidas. Karl Mathiesen and Jacopo Barigazzi, Politico.
  • O governo polaco anunciou que tinha chegado a um acordo com a República Checa para pôr fim ao processo judicial sobre o futuro da mina de carvão de Turów, situada na fronteira com a Alemanha e a República Checa. Porém, outras fontes dizem que o primeiro-ministro checo Andrej Babiš negou ter chegado a um acordo. Fontes: AP/The Guardian e Politico.
  • Um estudo recente, coordenado por Angel Hsu, da Universidade da Carolina do Norte -Chapel Hill, conclui que os negros na maioria das cidades dos EUA estão sujeitos ao dobro do nível de stress térmico do que os seus homólogos brancos. Os investigadores concluíram que as diferenças não se explicam pela pobreza, mas sim pelo racismo e segregação históricos, o que significa que as pessoas de minorias étnicas em geral vivem em áreas com menos espaços verdes e mais edifícios e estradas. Isto, por sua vez, exacerba os impactos do aumento das temperaturas e de um clima em mudança devido ao efeito ilha de calor urbano. Matt McGrath, BBC.
  • Corcoran, no centro da Califórnia está a fundar-se significativamente. Geólogos dizem que esta subsidência é provocada pela extração massiva de águas subterrâneas para a agricultura. Lois Henry, Circle of Blue.
  • Geotubos destinados a prevenir a erosão costeira jazem destruídos em Andhra, Odisha, Índia. Os geotubos são estruturas formadas por sacos em forma de tubo cheios de areia e por vezes cobertos com gabiões - caixas de arame cheias de pequenas pedras. São normalmente construídos entre as zonas intertidais, tendo uma vida útil de apenas 20 anos. Via Magzter.

Sem comentários: