- «A situação é considerada grave e tem contornos de ilegalidade, pelo que a Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas já anunciou que vai averiguar. (…) Anda alguém a tentar contratar jornalistas, de preferência que já estejam integrados numa redacção, para elaborar notícias, fazer reportagens e entrevistas previamente encomendadas sobre a covid-19. É exigido, por exemplo, que os trabalhos jornalísticos tenham como foco principal temas como a contabilização de números de mortes, número de infectados e níveis de contágio, mortes inexplicadas, o papel dos hospitais privados na covid-19, o número de hospitais envolvidos, ou os custos do combate à pandemia para os privados. A denúncia foi feita pelo jornalista Pedro Tadeu.» Sónia Trigueirão, Público. Via Clube de Jornalistas.
- «(…) Se é para regressar a estas políticas que se deseja voltar com a “reconfiguração da direita”, digam-no. Mas não dizem. E, acima de tudo, não dizem que o que os incomoda no “socialismo” é a distribuição de pessoal político do PS por sinecuras e prebendas. O verdadeiro objectivo é apenas substituí-lo. Nos dois grandes partidos, PS e PSD, a apetência pelo poder é a apetência clientelar dos aparelhos, porque do ponto de vista dos interesses económicos que representam não há assim muita diferença. (…) Terminando com a “reconfiguração da direita”, sem doublespeak, e traduzindo, significa afastar Rio, trazer Passos ou um qualquer clone de Passos, capturar o PSD para a tribo, colocar o PSD à cabeça de uma “frente de direita” (algo que Sá Carneiro não quis que a AD fosse) e voltar à austeridade com os mesmos alvos do passado, “os que viviam acima das suas posses”, que não eram os que sempre viveram das nossas posses.» José Pacheco Pereira, A "reconfiguração da direita" – Público 6mar2021.
- Purgando factos inconvenientes na cobertura dos "primeiros" ataques aéreos de Biden. Gregory Shupak, FAIR.
- Avenida Paulista, Brasil: jornalista acusada de escrava e comunista por usar 2 máscaras. Video. (NB: linguagem pode ferir algumas suscetibilidades)
- “A arquitectura transformou-se num produto de consumo, para sair nas revistas”. Manuel Correia Fernandes, Público 6mar2021.
1 comentário:
«A situação é considerada grave e tem contornos de ilegalidade, pelo que a Comissão da Carteira Profissional de Jornalistas já anunciou que vai averiguar.(...)
Atualização: O Parlamento vai ouvir a Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), a Comissão da Carteira Profissional de Jornalista (CCPJ) e o Sindicato dos Jornalistas (SJ) sobre as denúncias de existência de anúncios online dirigidos a jornalistas visando contratá-los para a elaboração de notícias tendenciosas sobre a Covid-19. O caso foi denunciado pelo jornalista Pedro Tadeu no dia 3 deste mês. O anunciante será um estudante da Universidade do Porto, que se assumiu intermediário de alguém cuja identidade se recusou a revelar.
Para o deputado do PCP António Filipe estes são “factos graves”, que configuram um “escândalo de manipulação informativa que terá por base um esquema profissionalmente montado de corrupção de jornalistas profissionais visando influenciar a orientação editorial de órgãos de comunicação social”. Por isso, os comunistas avançaram com pedidos de audição da ERC e CCPJ na Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, aprovados por unanimidade, tendo entretanto sido requerida também a audição do sindicato.
Recorde-se que a CCPJ já considerou a situação “grave” e está a averiguar, enquanto o SJ apelou a que quem tenha vivido a experiência a denuncie.
Recrutados seriam pagos para fazer reportagens
Pedro Tadeu denunciou o caso após saber do anúncio por um amigo que se candidatou. Este chegou a fazer uma entrevista na qual lhe foi dito que tinha de trabalhar num órgão de comunicação de difusão nacional no qual tivesse poder para publicar propostas suas. Deveria combinar a reportagem com o recrutador e, se a mesma fosse publicada, seria remunerado. A fonte da informação não foi revelada.
(Duarte Faria – “Correio da Manhã” 12 março 2021)
via Clube de Jornalistas.
https://www.clubedejornalistas.pt/?p=20743
Enviar um comentário