Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 29 de março de 2021

Bico calado

  • O Ministério Público acusa o anterior presidente da Câmara de Vizela, Dinis Costa (PS), de usar dinheiros e recursos da autarquia para levar vida de luxo entre 2009 e 2017, nomeadamente refeições caras em restaurantes nacionais e estrangeiros e viagens com viatura camarária a locais de diversão noturna. Delfim Machado, JN 27mar2021.
  • Um conhecido e antigo vizinho de Matt Hancoc, ministro da Saúde do Reino Unido, está a fornecer ao serviço nacional de saúde britânico dezenas de milhões de frascos para testes Covid-19, apesar de não ter tido qualquer experiência anterior na produção de material médico. Alex Bourne, que costumava gerir um pub perto da antiga residência de Hancock em Suffolk, disse ter oferecido os seus serviços ao ministro de saúde do Reino Unido há vários meses. A empresa de Bourne, Hinpack, produzia, nessa altura, copos de plástico e caixas de take-away para a indústria da restauração. Fornece agora cerca de 2 milhões de frascos de qualidade médica por semana ao governo. Felicity Lawrence, The Guardian.
  • Documentos mostram que a Amazon sabe que os condutores ao seu serviço urinam em garrafas e até defecam no caminho, apesar da empresa o negar. Estes pormenores escatológicos são conhecidos desde 2018Ken Klippenstein, The Intercept. Tudo isto porque a Amazon gozou com a viagem de Bernie Sanders ao Alabama para apoiar a criação de um sindicato dos trabalhadores da Amazon.
  • O núcleo duro de Biden mantém ligações estreitas com os fabricantes de vacinas. Crescem as preocupações sobre um "apartheid de vacinas" global, os cães de guarda preocupam-se que a administração Biden vá privilegiar os lucros sobre as pessoas. Lee Fang, The Intercept.
  • Declaração conjunta dos Chefes da Defesa da Austrália, Canadá, Alemanha, Grécia, Itália, Japão, Reino da Dinamarca, Reino dos Países Baixos, Nova Zelândia, República da Coreia, Reino Unido, e Estados Unidos da América: "como Chefes de Defesa, condenamos o uso de força letal contra pessoas desarmadas pelas Forças Armadas de Mianmar e serviços de segurança associados.  Um exército profissional segue as normas internacionais de conduta e é responsável por proteger - e não por prejudicar - as pessoas que serve.  Instamos as Forças Armadas de Mianmar a cessar a violência e a trabalhar para restaurar o respeito e a credibilidade com o povo de Mianmar que perdeu através das suas acções." Comentário de John Pilger: «Esta declaração é uma jóia de hipocrisia. O Japão está a treinar soldados birmaneses, a Alemanha não sancionará empresas militares, a Austrália apenas "suspenderá" os seus laços militares, o gigante petrolífero americano Chevron está até ao pescoço, etc. Eis a "comunidade internacional"».
  • "Estamos profundamente preocupados com os crescentes sinais de comportamento antidemocrático e de politização do sistema legal na Bolívia. O governo boliviano deveria libertar os antigos funcionários detidos, enquanto se aguarda um inquérito independente e transparente sobre os direitos humanos e as preocupações com o devido processo." Secretário Antony Blinken. Comentário de Glenn Greenwald: «Isto é repulsivo. O Governo dos EUA - após décadas de engenharia e golpes de estado em toda a América do Sul - fez o mesmo com o golpe de 2019 na Bolívia. O regime golpista massacrou os manifestantes indígenas. Agora o Secretário de Estado de Biden exige imunidade para os líderes golpistas.»
  • O Opus Dei. Carlos Esperança, FB.

Sem comentários: