Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 19 de março de 2021

Amianto: remoção aos soluços

  • Das 489 escolas que se candidataram para obras de remoção de amianto por parte de 149 municípios, apenas 34 (7%) já as iniciaram, conta o JN de 17 de março. Noutro local, o mesmo diário refere que, só em Vila Nova de Gaia, a Câmara está a executar empreitadas para a remoção de amianto em 33 escolas primárias.
  • Logo que tiveram conhecimento das prospeções da Beralt Tin and Wolfram, uma multinacional canadiana, na serra de Banjas, Gondomar, Paredes e Penafiel opuseram-se a qualquer exploração mineira na área de confluência dos três concelhos. O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes já veio admitir que não há razão para alarme «porque dificilmente poderá haver um simplex para a concessão de uma área tão grande. Almiro Ferreira, JN 18mar2021.
  • CCDR-N chumba hotel de Mário Ferreira em Mesão Frio. Razões: impactos ambientais e patrimoniais no património e na paisagem classificada pela UNESCO como Património Mundial. Eduardo Pinto, JN.
  • Os Alpes perderam, em 50 anos, até 34 dias de neve por ano, conclui um estudo publicado na revista The Cryosphere. Este é o estudo mais abrangente já realizado sobre a evolução da cobertura de neve nos Alpes. Compila dados de 2.000 estações meteorológicas, espalhadas por seis países alpinos (Áustria, Alemanha, França, Itália, Eslovénia e Suíça), de 1971 a 2019.  Via Reporterre.

Sem comentários: