domingo, 27 de dezembro de 2020

Bico calado

  • Com mais opções para fazer compras online e trabalhar em casa, a Suécia pondera aproveitar zonas comerciais esvaziados pelo coronavírus para resolver o défice crónico de habitação. O governo pondera se os imóveis comerciais esvaziados na sequência da Covid-19 poderão ser convertidos para ajudar a cobrir um déficit de cerca de 140.000 casas. Há muito que o mercado imobiliário é o calcanhar de Aquiles da economia sueca. Regulamentações complexas tornam os custos de construção entre os mais altos da Europa. Redução de impostos hipotecários, imposto zero sobre a propriedade e um mercado de arrendamento altamente regulamentado aumentaram os preços para os compradores de casas e elevaram os níveis de dívida das famílias. Simon Johnson, Reuters.
  • O presidente Donald Trump deixou uma marca profunda nos tribunais federais. Mais de 230 juízes nomeados por Trump, vários ainda na casa dos 30 anos, ocupam cargos vitalícios, e três das suas nomeações para o Supremo Tribunal podem permanecer lá por décadas. Mark Sherman, Kevin Freking e Matthew Daly, AP.
  • CellHawk, software produzido pela Hawk Analytics, baseada em Bartonville-Texas, tem ajudado os departamentos de polícia, o FBI e investigadores particulares nos Estados Unidos a converter informações recolhidas por operadoras de telemóveis em mapas de localização, movimentação e relacionamento de pessoas. Os registos policiais revelam uma ferramenta de vigilância altamente poderosa operada na obscuridade, com escassa supervisão. O fabricante do CellHawk diz que pode processar registos de um ano de telemóvel em 20 minutos, automatizando um processo que costumava exigir um trabalho meticuloso dos investigadores. Sam Richards, The Intercept.

Sem comentários: