quinta-feira, 17 de dezembro de 2020

Bico calado

  • «Tudo isto para erguer as redes vazias, quantas vezes rotas! Vão homens e vão crianças. Um homem de companha ganha 80 réis por cada pesca, dois dias de trabalho áspero. Uma criança ganha um vintém. É necessário ver como habitam. Em Espinho – e é uma das costas mais populosas e mais ricas – vivem em casebres de pau, onde a chuva, o vento, a névoa, entram livremente; dormem sobre farrapos de velhas jaquetas e de antigas velas inúteis; comem numa grande tigela, promiscuamente, a caldeirada escassa de sardinhas e côdeas de broa. Isto no tempo feliz e abundante. No Inverno internam-se e pedem esmola. (…) Vir sobre estes homens o fisco, e tirar-lhes, por meio de uma conta de dividir, parte daquilo que eles ganham por meio de um risco de morrer, era excessivamente torpe, mesmo para portugueses!» Eça de Queirós, Farpas, Janeiro 1872. «Uma Campanha Alegre», Farpas, vol. II, Porto, Lello & Irmão – Editores, 6.ª edição. Via João Maia.
  • As exportações chinesas para os EUA subiram 46,1% em novembro, contrariando as expetativas dos políticos norte-americanos que previram que a pandemia iria reduzir o comércio com a China. Ana Swanson, NYTimes.
  • A administração Trump impôs sanções à sua aliada da NATO, a Turquia, por adquirir o sistema russo de defesa antimísseis S-400. DW.
  • Rui, o símbolo de Portugal – Tubo de Ensaio/TSF.
  • «(…) O que Marcelo fez foi inaceitável: se pretendia saber como estava a preparar-se a reestruturação do SEF só tinha de perguntar ao primeiro-ministro, que é quem a comanda. Porque decidiu desrespeitar as hierarquias e chamar o diretor nacional da PSP? E como é possível que, deslumbrado com a deferência, Magina da Silva logo anunciasse a fusão das duas polícias? (…) ao contrário do que a campanha da SIC procura vender aos seus espectadores não foram os seus jornalistas quem descobriram a pólvora! Ao longo destes meses Fernanda Câncio no “Diário de Notícias” ou Joana Gorjão Henriques no “Público” tentaram contrariar a cortina de silêncio que rodeou o caso. (…)» Jorge Rocha, Uma cilada em vias de ser neutralizada - Ventos Semeados.
  • Embaixada dos Estados Unidos apanhada a apagar tuites pedindo aos venezuelanos para não votarem. Não se percebe por que motive a embaixada decidiu voltar atrás e apagar o seu histórico de postagem, especialmente porque minar as eleições na Venezuela continua a ser a linha oficial do governo dos EUA. Alan Macleod, MintPress.
  • Sete anos depois de o ex-colaborador da Agência de Segurança Nacional, Edward Snowden, ter denunciado a vigilância em massa dos registos telefónicos dos norte-americanos, um tribunal de apelações concluiu que esse programa era ilegal - e que os líderes da secreta dos EUA que o defenderam publicamente não estavam a dizer a verdade. Snowden, que fugiu para a Rússia após as revelações de 2013 e ainda enfrenta acusações de espionagem dos EUA, disse no Twitter que a decisão confirma a sua decisão de tornar pública a evidência da operação de espionagem doméstica da Agência de Segurança Nacional. Reuters/The Guardian.

Sem comentários: