segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Reflexão: nova tecnologia identifica zonas mais carentes de árvores em Los Angeles

Um novo mapa de Los Angeles destaca uma forma de desigualdade: que ruas e casas da cidade beneficiam da sombra das mais de 10 milhões de árvores da cidade. A cidade é a primeira a testar uma nova ferramenta da Google, chamada Tree Canopy Lab, usada para criar o mapa.

LA planeia plantar 90.000 árvores no próximo ano no âmbito do seu programa Green New Deal e aumentar em 50% a copa das árvores nas áreas que mais precisam. Tem como alvo os bairros mais afetados pelo calor extremo relacionado com a crise climática. Embora as árvores tragam vários benefícios para as cidades, desde melhorar a qualidade do ar até aumentar a saúde mental, também são particularmente úteis na mitigação do efeito da ilha de calor urbana. A nova ferramenta pode ajudar a identificar as áreas a priorizar para o plantio de árvores.

A Google usa Inteligência Artificial para analisar rapidamente fotos aéreas de árvores. O algoritmo de detecção de árvore analisa de diferentes ângulos e calcula a copa média da árvore. Sobrepondo esses dados com os de índices de calor e densidades populacionais, consegue-se um cálculo das zonas onde as populações são mais vulneráveis ​​devido à reduzida cobertura das copas das árvores.

Em LA, mais de metade das pessoas vivem em áreas com menos de 10% de cobertura das copas das árvores. Dados científicos sugerem que a cobertura das copas deve atingir 40% para fazer baixas as temperaturas. A nova ferramenta ajudará a cidade a identificar os melhores locais para plantar. 

Adele Peters, Fast Company.

Sem comentários: