sábado, 28 de novembro de 2020

Bico calado

  • «Maradona tornou-se uma espécie de Deus sujo, o mais humano dos deuses. Isso talvez explique a veneração universal que conquistou, mais do que qualquer outro jogador. Um Deus sujo que se parece conosco: mulherengo, falador, bêbado, ganancioso, irresponsável, mentiroso, fanfarrão». Eduardo Galeano, 2008. «Obrigado por lutar como um 5 no meio do campo e por marcar golos contra os poderosos como um 10. Obrigado por me entender também. Obrigado Eduardo Galeano: a equipa precisa de muitos como você. Vou sentir a sua falta». Maradona, 2015, ao saber da morte de Galeano.
  •  «”O Caiado, treinador do SC Espinho, um dia, quis que ele fizesse marcação ao António Oliveira, num jogo contra o FC Porto. Mandou-o aquecer e depois de entrar em campo, passados cinco minutos, com a sua raça, ia com a intenção de dar uma pancada no Oliveira e lesionou-se. O António Oliveira desviou-se um bocadinho e o Pinto Ribeiro fez uma rotura de ligamentos. Isto demonstra bem a vontade e o amor que ele tinha pelo clube”, lembra Álvaro Meireles.» Manuel Proença, Defesa de Espinho 26nov2020.
  • Em maio de 2018, um guarda da fronteira ouviu duas jovens conversando em espanhol na fila para comprar leite e ovos numa loja de conveniência em Havre, Montana, a 56 Kms da fronteira com o Canadá. Coisa raríssima, disse ele, procedendo à sua identificação e detenção durante cerca de uma hora. No diálogo com o agente, que entretanto chamara reforços, admitiu que não se admiraria se as ouvisse a conversar em francês. O processo judicial conduzido pela ACLU (União Americana pelas Liberdades Civis) condenou a atitude do agente em causa por violação da 4ª emenda da Constituição. Allyson Waller, NYTimes.
  • O principal cientista nuclear do Irão foi assassinado às ordens de Isarel, Segundo o ministro dos Negócios estrangeiros iraniano. Mohsen Fakhrizadeh era um dos mentores do polémico programa nuclear iraniano. Trump não deixou de retuitar Yossi Melman, jornalista israelita: «Fakhrizadeh-Mahabadi assassinado em Damavand, a leste de Teerão. Liderava o programa militar secreto do Irão e era procurado há muitos anos pela Mossad.” Em abril de 2018, Netanyahu referiu o nome de Fakhrizadeh ao revelar o roubo de um arquivo nuclear por agentes da Mossad. Ele considerou-o chefe de um projeto nuclear secreto chamado Projeto Amad. "Lembrem-se desse nome, Fakhrizadeh", disse Netanyahu a repórteres.» Ramin Mostaghim, Mostafa Salem e Tamara Qiblawi, CNN.
  • A cidade finlandesa de Luumäki oferece uma casa gratuita em troca de marketing nas redes sociais de modo a torná-la mais popular. Anton Stoyanov. The Mayor.
  • Câmara da Horta, Açores, cancela fogo de artifício e redireciona verbas para o apoio a famílias carenciadas e idosos. Rádio AzoresHigh.

Sem comentários: