quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Bico calado

  • Portugal é 10º, em 180 países, no Índice de Liberdade de Imprensa Mundial 2020. RSF.
  • Marcos Couto e Miguel Bezerra, vereadores do PSD na Câmara de Angra do Heroísmo, apresentam queixa à Entidade Reguladora para a Comunicação Social contra a RTP/Açores, por considerarem não estarem a ser observados os preceitos legais de pluralismo, rigor e isenção, exigidos à concessionária de um serviço público de rádio e televisão. Diário Insular.
  • Perlo menos 5 parlamentares italianos do Movimento das Cinco Estrelas, do Partido Democrata e do Italia Viva embolsaram verbas de apoio ao combate contra a Covid-19. Giovanna Vitale, La Republica.
  • «(…) Estas pessoas não vêm no jornal. No jornal temos banqueiros que roubam o que já foi roubado do roubo e roubarão o que está para vir a ser roubado. Tudo isso dá-nos uma ideia sombria da vida, como se não existisse alternativa à profunda degeneração da humanidade. As pessoas comuns não vêm no jornal. Quero crer porém que são uma parte importante e ainda assim significativa destes 7 mil milhões que por cá andam.» Raquel Varela, FB.
  • O grupo Jerónimo Martins foi multado em cerca de 26 milhões de euros pelo regulador polaco da concorrência, o UOKiK, por práticas enganadoras nos preços nas lojas Biedronka, depois de queixas dos consumidores de que a cadeia exibia preços mais baixos nas prateleiras do que os pagos na caixa. Ana Marcela, Dinheiro Vivo.
  • Afinal não é só em Beirute e Minsk que há caos. Chicago também se esforça: pontes levantadas para cortar a circulação e mais de 100 detenções. 

  • Lei de dinheiro sujo vai dar poder ao Estado para apreender bens de luxo sem condenação criminal. A lei autorizará o Bureau de Recuperação de Ativos a confiscar bens adquiridos por meios criminosos sem condenação criminal. Kurt Sansone, Malta Today.
  • Ao contrário de todos os outros estados com grandes surtos em lares de idosos, New York só conta as mortes de residentes que ocorrem no lar, não em hospitais. Isso pode tornar o número oficial de baixas de New York muito inferior. Bernard Condon, Matt Sedensky e Meghan Hoyer, AP

Sem comentários: