segunda-feira, 10 de agosto de 2020

Bico calado

  • «Uma grande explosão atingiu o porto libanês de Beirute, causando muitos estragos na capital, com pelo menos 137 mortos e 5 mil feridos, 300 mil desalojados e centenas de desaparecidos. Israel disfarça agora a sua barbárie oferecendo ajuda ao Líbano. Ainda recentemente o ministro da Defesa israelita, Benny Gantz, deu instruções para as forças israelitas bombardearem infraestruturas libanesas. Já antes se gabara da destruição da Faixa de Gaza. Tal como a maioria das pessoas em todo o mundo, não acredito que Israel tenha uma face humanitária. Quando propõe ajuda humanitária, certamente tem em mente outro propósito - possivelmente recolher informações em Beirute. Se Israel tem uma face humanitária, por que está impondo um cerco rigoroso na Faixa de Gaza e impedindo que os seus moradores recebam tratamento adequado? Por que está dividindo a Cisjordânia ocupada em cantões e cercando cidades e vilas palestinas com o muro do apartheid? Por que não oferece tratamento médico adequado para os presos dentro das suas prisões, resultando em mortes desnecessárias e sem sentido todos os anos? Tenho a certeza de que a verdadeira face israelita se refletiu no veterano político israelita, presidente do partido Zehut, Moshe Feiglin. Ele celebrou a explosão de Beirute e afirmou que foi um “presente” de Gaza para o povo judeu, alegando que gostaria que Israel fosse responsável por isso. O ex-MK israelita postou no Facebook na quarta-feira: "Em homenagem a [Tu B’Av - o feriado judaico do amor que ocorreu nas terça e quarta-feira], tivemos um 'espetacular show de pirotecnia' no porto de Beirute. Se fôssemos nós, e espero que sejamos nós, deveríamos orgulhar-nos disso e, com isso, criaremos um equilíbrio de terror. Ao evitar dizer que somos nós, estamo-nos colocando no lado negro da moralidade.” Este é o verdadeiro Israel, não aquele que afirma pertencer à humanidade. Feiglin agradeceu a Deus por ter organizado uma “festa maravilhosa”, referindo-se à explosão. "Hoje é Tu B'Av, é um dia de alegria - e um sincero e grande agradecimento ao Senhor e a todos os gênios e heróis que organizaram esta maravilhosa celebração em homenagem ao feriado do amor", escreveu.» Motasem A Dalloul, Middle East Monitor.
  • «Macron age como se o Líbano fosse uma colónia francesa, falando sobre mudança de regime, um novo contrato político e um novo Líbano. Como se a França estivesse investindo no desastre de Beirute, a fim de se reposicionar numa região onde o seu papel declinou muito.» Abdelkader Fayez, jornalista citado pelo Middle East Monitor.
  • «"Cristãos que contra os ditos mouros, e outros inimigos da fé, batalha e guerra quiserem mover, a todos e a cada um que na dita batalha e guerra forem, concedemos e outorgamos comprida perdoança de todos os seus pecados." (Papa Eugénio IV, bula de 1436)» Ana Barradas, Ministros da noite – Antígona 1995.
  • Admitindo o que milhares de trabalhadores desempregados na Flórida e milhões de desempregados em todo o país já sabem ser verdade, o governador republicano Ron DeSantis, numa entrevista à CBS Miami, admitiu que o sistema de desemprego do estado foi projetado para frustrar os candidatos, colocando muitos obstáculos inúteis ao longo do caminho para pagar o menor número de reclamações. Jacob Crosse, WSWS.
  • Um advogado de Houston, Texas, foi condenado a 24 meses de prisão por defraudar os Estados Unidos em atos de evasão fiscal. JusticeGov.
  • O proprietário de uma empresa de gestão de talentos da Flórida e mais 4 indivíduos foram acusados de participação em esquema para entrar com pedidos de empréstimo fraudulentos de US $ 24 milhões a fundo perdido ao abrigo da Lei de Ajuda e Segurança Económica do Coronavírus. JusticeGov.
  • A procuradora-geral de Nova York avançou com um processo para dissolver a NRA, o enorme grupo de lóbi de armas dos Estados Unidos, acusando executivos de corrupção na ordem dos 64 milhões de dólares em três anos, minando assim a sua capacidade de operar como uma organização sem fins lucrativos. NYTimes.
  • Um mês depois de ter assinado um cordo de cooperação comercial com o Canadá e o México, Trump aplica taxa de 10% sobre as importações de alumínio canadiano. Motivo: o alumínio canadiano ameaça a segurança nacional norte-americana, nomeadamente a indústria de alum´nio norte-americana. WST.

Sem comentários: