quinta-feira, 30 de julho de 2020

Reino Unido: governo lança pacote de 2 mil milhões para incentivar caminhadas e ciclismo

  • O governo britânico lançou um pacote de 2 mil milhões de libras com o objetivo de incentivar caminhadas e ciclismo à medida que o confinamento diminui. O pacote financiará uma série de iniciativas, incluindo melhorias nas ciclovias e percursos pedestres, implementações de bicicletários, treino de proficiência em ciclismo e um esquema nacional de bicicletas elétricas. Sarah George, EurActiv.
  • O Guardian relata que um número recorde de 212 pessoas foram mortas o ano passado por defender as suas terras e o Ambiente. Mais de quatro defensores foram mortos semanalmente em 2019, de acordo com um número anual de mortes compilado pela Global Witness, refere o diário britânico. Os números destacam «o assassinato rotineiro de ativistas que se opõem às indústrias extrativas que impulsionam a crise climática e a destruição da natureza».
  • Mustafa Santiago Ali, administrador associado do Escritório de Justiça Ambiental da Agência de Proteção Ambiental dos EUA há mais de duas décadas, escreve no Guardian que «o racismo está literalmente a matar o nosso povo e nosso planeta (…) comunidades negras, étnicas, indígenas e pobres têm sido desproporcionalmente o depósito de lixo dos poluentes tóxicos mais mortais do nosso país». Este comentário corrobora o conteúdo de relatórios sobre investigações recentes confirmando que, nos EUA, «bairros negros e de minorias étnicas serão os mais atingidos pelo aquecimento global. As ondas de calor estão a agudizar as desigualdades raciais sistémicas, devendo a subida da temperatura prejudicar ainda mais as comunidades de cor se as emissões de gases de efeito estufa continuarem a subir», escreve Nina Lakhani.
  • Acredite ou não, as florestas migram - mas não tão depressa para combater a crise climática, escreve Zach St. George no seu livro The Journeys of Trees. Ari Shapiro, NPR.

Sem comentários: