Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Bico calado

  • «(…) Se você perguntar a um esquerdista sobre o que está por trás da súbita histeria anti-China, ele dirá que é racismo, xenofobia e/ou anticomunismo. Se você perguntar isso a um direitola, ele dirá que é porque a China mentiu sobre o vírus, ou por causa do comunismo, ou por causa da relação económica da China com os EUA, ou porque é uma cultura de pessoas que comem animais diferentes de nós. Se você perguntar a alguém que ocupa o chamado "centro", ele dirá que é por causa de preocupações humanitárias com o governo opressivo da China, além de racismo ou uma mistura das alegações acima mencionadas. Mas, no fundo, não é nada disso. Embora o racismo, a xenofobia, o anticomunismo, os acordos de livre comércio, o autoritarismo e o vírus sejam preocupações reais que desempenham um papel real na campanha de propaganda, não se trata de nenhuma delas. Em última análise, como tantas outras coisas, trata-se de poder. [A propósito, valerá a pena rever o documentário de John Pilger The Coming War On China] (…) Napoleão Bonaparte disse uma vez: “A China é um gigante adormecido. Deixem-na dormir, pois quando ela acordar, abalará o mundo». Impedir a ascensão da China tem feito parte de uma longa agenda do mundo ocidental, e a manutenção dessa agenda colocou o mundo numa trajetória para confrontos agressivos. Os EUA cercaram a China com bases militares, muitas delas com armas nucleares, antecipando um confronto que considera inevitável, uma vez que a China não tem interesse em ser absorvida pelo poder dos EUA e os EUA não têm interesse em permitir que a China os ultrapasse como uma superpotência. (…) Napoleon Bonaparte disse que a China é um gigante adormecido, mas eu conheço um maior. Somos todos nós, pessoas comuns, cansadas de serem esmagadas, exploradas e ameaçadas por alguns psicopatas que só se importam com o poder. Nós todos em todo o mundo, independentemente do sítio onde vivemos ou da cor da nossa pele ou do partido que apoiamos. Quando acordarmos, meu amor, a terra vai tremer.» Caitlin Johnstone, in Anti-China Hysteria Is Ultimately Not About Covid-19, Racism Or Communism, But Power - Medium.
  • «Neste momento, o Medicare estipula que, quem for admitido num hospital com COVID-19, o hospital recebe US $ 13.000. Se o paciente COVID-19 for ligado a um ventilador, o hospital recebe US $ 39.000, três vezes mais.» Dr. Scott Jensen, médico no Minnesota e senador republicano pelo estado, ao programa de TV The Ingraham Angle, discutindo o incentivo da American Medical Association para que os médicos americanos sobrestimem as mortes de coronavírus nos EUA. Tudo isso depois de Scott Jensen ter recebido um documento de 7 páginas treinando-o para preencher atestados de óbito com um diagnóstico COVID-19 sem um teste de laboratório para confirmar que o paciente realmente tinha o vírus. Em Portugal, os Hospitais dos quatro grandes grupos (Lusíadas/United Health, Luz/Fosun, CUF/Mello e Trofa também querem fazer negócio com a doença À custa do SNS.
  • O arcebispo de New Orleans, Gregory Aymond, 70 anos, aspergiu água benta sobre a cidade a partir de um biplano da época da Segunda Guerra Mundial. AP.


«”Se a pandemia persistir até novembro, alguns observadores ficarão preocupados com a suspeita em relação a qualquer resultado da eleição devido às circunstâncias em que a votação é realizada”, disse Stephen Walt, professor de assuntos internacionais na John F. Kennedy School of Government da Universidade de Harvard. “Se os resultados forem aproximados, ou se ambos os lados se afirmarem vencedores, poderá haver uma séria interrupção no processo eleitoral. E pela primeira vez na noss história, também temos um presidente em exercício que pode muito bem usar essa situação como uma desculpa para manter-se no poder.” No mínimo, o futuro político tem alguns perigos. Nas palavras imortais de Homer Simpson, no entanto, esses desafios também aumentam a possibilidade de "crisitunidade"» [crise+oportunidade] Murtaza Hussain, in The Intercept.

Sem comentários: