quarta-feira, 1 de abril de 2020

Bico calado

  • «(…) Entre os países avançados, há muito que os Estados Unidos se destacam como a terra da negação e da morte. (…) Sobre a negação: os epidemiologistas que tentam controlar a ameaça do coronavírus parecem ter sido apanhados de surpresa pela politização imediata do seu trabalho, pelas alegações de que estavam a alinhar numa farsa destinada a atacar Trump, promover o socialismo ou algo semelhante. Mas eles deveriam ter esperado essa reação, já que os cientistas climáticos enfrentam as mesmas acusações há anos. E enquanto a negação da crise climática é um fenómeno mundial, o seu epicentro está aqui nos Estados Unidos: os republicanos são o único grande partido negacionista do clima em todo o mundo. A ciência climática também não é a única coisa que eles rejeitam; nenhum dos candidatos às eleições de 2016 defendia a teoria da evolução. O que há por trás da negação científica republicana? A resposta parece ser uma combinação de lealdade a interesses especiais e lealdade a líderes evangélicos como Jerry Falwell Jr., que descartou o coronavírus como uma conspiração contra Trump, depois reabriu a sua universidade apesar dos avisos das autoridades de saúde. Décadas de negação científica em várias frentes prepararam o cenário para a negação do vírus que paralisou a política dos EUA durante as primeiras semanas cruciais da atual pandemia. Sobre a morte: às vezes ainda encontro pessoas convencidas de que a América tem a maior expetativa de vida do mundo. Afinal, não somos a maior nação do mundo? De facto, temos a menor expectativa de vida entre os países avançados e há décadas que a diferença tem aumentado constantemente. Essa lacuna crescente, por sua vez, certamente reflete a falta de seguro de saúde universal da América e o seu aumento igualmente único em "mortes por desespero" - mortes por drogas, álcool e suicídio - entre os brancos da classe trabalhadora que viram as oportunidades económicas desaparecer. Haverá uma ligação entre as centenas de milhares de mortes em excesso que sofremos todos os anos em comparação com outros países ricos e as dezenas de milhares de mortes em excesso adicionais que estamos prestes a sofrer com o coronavírus? A resposta é certamente sim.» Paul Krugman, in This This Land of Denial and DeathNYTimes 30mar2020.
  • Para autocratas e outros que tais, o coronavírus é uma oportunidade de obter ainda mais poder. Líderes de todo o mundo aprovaram decretos e legislação de emergência, expandindo o seu alcance durante a pandemia. Será que alguma vez as vão revogar? Selam Gebrekidan, in NYTimes 30mar2020.
  • Não se preocupem com as prateleiras dos supermercados. Preocupem-se com os agricultores, escreve Miranda Green na The New Republic.
  • Teorias sobre o corona, Tubo de Ensaio/TSF.

Sem comentários: