terça-feira, 31 de março de 2020

Bico calado

  • A Xiaomi enviou para Itália vários contentores com dezenas de milhares de máscaras. Cada um com uma mensagem, uma citação de Séneca: «Somos ondas do mesmo mar, folhas da mesma árvore, flores do mesmo jardim.» Via Good News Network.
  • Um avião comercial proveniente de Xangai, transportando 80 toneladas de luvas, máscaras, batas e outros equipamentos médicos, aterrou em New York. Foi o primeiro de 22 voos programados que, segundo autoridades da Casa Branca, canalizarão os bens necessários para os Estados Unidos no início de abril. NYTimes. E, a propósito disto, mais uma teoria da conspiração, pela língua bífida de Barbara Boland, na The American Conservative.
  • Por que é que as falhas nos testes ao coronavírus nos EUA eram inevitáveis? Pergunta Carrie Arnold, na National Geographic. Resposta: Anos de subfinanciamento e um erro crucial de laboratório provocaram semanas de atraso e a propagação não detetada do vírus.
  • «(…) Convém recordar que o ministro das finanças holandês pertence a um partido - o CDA, Apelo Democrático Cristão, o que não deixa de ser irónico, para tanto humanismo... - que se senta, no Parlamento Europeu, no mesmo grupo do PSD e do CDS (não deixando de ser curioso o ensurdecedor silêncio de Paulo Rangel e Nuno Melo sobre o assunto!). Mas, neste processo, o que mais repugnância me provoca é o facto de a maioria dos grandes grupos económicos (que integram o chamado PSI20) ter as suas sedes na Holanda, para pagarem menos impostos. Dando força à arrogância dos ministros holandeses (ricos sem produzirem riqueza!) e tornando hipócritas quaisquer atos beneméritos que agora assumam em Portugal, que mais não são do que uma migalha face à riqueza que subtraem ao país para alimentar os seus cofres e os cofres... holandeses. Até quando toleraremos isto?!» Rui Sá, in HipocrisiasJN 30mar2010.

Sem comentários: