Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

domingo, 1 de dezembro de 2019

Bico calado

  • O primeiro-ministro e líder do Partido Trabalhista de Malta vai demitir-se na sequência do imbróglio provocado pelo assassinato da jornalista Daphne Caruana Galizia. Ele é o mesmo que expressou publicamente o seu prazer em receber Tony Blair e receber dele imensos ensinamentos. Claro, Tony Blair sabe mesmo muito: ele foi um dos promotores da Cimeira dos Caixões, nos Açores, que lançou a guerra do Iraque baseada em falsas alegações acerca da existência de armas de destruição massiva.
  • «Quem ganha com a campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar? Em primeiro lugar, os SUPERMERCADOS E GRANDES SUPERFÍCIES, que aumentam significativamente vendas nos dias de recolha. Como as margens de lucro se mantêm, os resultados do CONTINENTE e do PINGO DOCE disparam. Depois, ganha o ESTADO, que vê crescer, com o aumento de consumo, a receita fiscal. E, só no final... as famílias que recebem alimentos. Isabel Jonet, presidente do BA, promove comercialmente Continente e Pingo Doce, pelo caminho integra os órgãos sociais do Banco BPI e ainda recebe o apoio do Presidente da República. No mínimo dos mínimos, o "Pingo Doce" e o "Continente" (e outros...) deveriam devolver os lucros originados pelo acréscimo de facturação nos dias das campanhas. Ao Estado caberia devolver o IVA e auditar, com máximo rigor, a forma de distribuição dos alimentos.» Paulo de Morais.
  • «No 25 de Abril, o Povo veio para a rua abraçar os militares e no 25 de novembro o Povo fechou-se em casa com medo dos militares. A Revolução dos Cravos foi internacionalmente aplaudida, o 25 de novembro é desconhecido. O 25 de Abril foi glorificado por toda a intelectualidade e os artistas deram-nos peças imemoráveis “Esta é a madrugada que eu esperava / O dia inicial inteiro e limpo” e o Chico Buarque refere o 25 de novembro “já murcharam tua festa pá”. O 25 de Abril continua a ser uma Festa, o 25 de novembro assemelha-se a um funeral. O 25 de Abril tem como símbolo uma flor, o 25 de novembro uma granada e um tipo de óculos escuros. O 25 de Abril é Feriado Nacional, ao 25 de novembro pode ser designado dia de “luto nacional.”» Cid Simões.

Sem comentários: