Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

terça-feira, 12 de novembro de 2019

Bico calado

  • «A Bolívia está há mais de uma década crescendo a uma média anual de 5% – muito superior à dos Estados Unidos e à dos países sul-americanos.» BBC de 29out2017
  • «A Web Summit que abre com Edward Snowden realiza-se no país que tem na prisão há sete meses Rui Pinto, que é um denunciante reconhecido a nível global pela importância que teve na exposição da corrupção do futebol e negócios conexos. É uma vergonha total para Portugal». Ana Gomes, à Rádio Renascença.
  • A candidata trabalhista Kate Ramsden demitiu-se na sequência de um texto que publicou num blogue comparando Israel a «uma criança abusada que se torna um adulto abusador... e da mesma forma que intervimos com abusadores de crianças, também a comunidade internacional precisa de intervir com Israel.» The Guardian.
  • O governo russo determinou a dissolução da ONG Centre for Support of Indigenous Peoples of the North. O facto de ser apoiada por verbas estrangeiras fê-la ser considerada «agente estrangeiro». EurActiv.
  • Nove empresários russos que deram dinheiro ao Partido Conservador são citados num relatório da secreta britânica. Alguns doadores russos são próximos do primeiro ministro. Alexander Temerko, que trabalhou para o ministério da defesa do Kremlin e doou mais de 1,2 milhão de libras para os conservadores nos últimos sete anos. The Times.
  • «Atingimos o ápice do populismo quando o PR vai-se fotografar ao lado de um operário da construção civil desempregado à espera de uma cirurgia no SNS - e que por isso vive na rua como “sem abrigo”. Na verdade é um “sem saúde, e sem emprego” graças às liberais políticas que Marcelo toda a vida abraçou com responsabilidades dirigentes no PSD. Marcelo já era populista. Agora foi simplesmente confrangedor ao fazer dos mais pobres marionetas para a sua eterna campanha. Se queria ajudá-lo - e fazer um pouco de democracia-cristã e caridade, o que não muda o país que fabrica sem abrigos mas podia salvar aquele senhor - fazia-o em silêncio e sem imagens. Com a foto quis ajudar-se a si próprio. É moralmente inaceitável.» Raquel Varela.
  • A criminalidade financeira através de jogos de vídeo está em ascensão. Os criadores do Counter-Strike dizem que os criminosos o usaram. The Economist.

Sem comentários: