Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 6 de agosto de 2019

Vizela: ETAR de Serzedo continua a poluir o rio


O presidente da Câmara de Vizela, Vítor Hugo Salgado acusou a Águas do Norte de ser «um dos principais poluidores» do rio Vizela, através da estação de tratamento de águas de residuais de Serzedo. Segundo o autarca, são diárias as descargas efetuadas por aquele equipamento, «com maior ou menor intensidade», uma das quais, no último inverno, de «grande dimensão», que levou a câmara a apresentar uma queixa-crime contra a Águas do Norte. Vítor Hugo Salgado lamentou que aquela ação judicial tenha sido arquivada recentemente pelo Ministério Público, apesar de, acentuou, se ter provado a ocorrência da descarga. 
O edil anunciou que a câmara vai recorrer da decisão de arquivamento, por entender que, ao contrário do que foi concluído pela justiça, a descarga teve um impacto «muito significativo no ambiente». Lamentou, também, que haja da tutela do ambiente uma diferença de tratamento quando as situações de poluição são provocadas por privados, nomeadamente empresas, ou quando os responsáveis são empresas do setor público, como acontece, referiu, com a Águas do Norte. 
Fez ainda questão de referir que no período em que estava a ser apreciada pelo tribunal a queixa-crime apresentada pela câmara não se registaram quaisquer descargas poluentes por parte da ETAR de Serzedo, mas logo que se soube do arquivamento, a poluição regressou ao rio. Observador.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue