Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

sábado, 25 de maio de 2019

Bico calado

  • Embora o Reino Unido seja a quinta maior economia do mundo, um quinto de sua população (14 milhões de pessoas) vive na pobreza, e 1,5 milhão delas sofreram pobreza extrema em 2017, conclui Philip Alston, relator do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Políticas de austeridade introduzidas em 2010 continuam em grande parte inalteradas, apesar das trágicas consequências sociais. Cerca de 40% das crianças poderão viver na pobreza até 2021. Os bancos alimentares proliferaram; a falta de habitação e os sem-abrigo aumentaram muito; dezenas de milhares de famílias pobres moram longe das suas escolas, empregos e redes comunitárias; a expectativa de vida está a cair em certos grupos; e o sistema de assistência legal foi dizimado. A rede de segurança social foi seriamente danificada por cortes drásticos nos orçamentos das autoridades locais, que eliminaram muitos serviços sociais, reduziram os serviços de policiamento, fecharam bibliotecas em número recorde, reduziram centros comunitários e de juventude e venderam espaços públicos e prédios. O resultado é que grande parte do que mantinha a sociedade britânica unida desde a Segunda Guerra Mundial foi deliberadamente removida e substituída por uma cultura de indiferença. Uma economia em expansão, alto nível de emprego e superávit orçamental não reverteram a austeridade, uma política assumida mais como uma agenda ideológica do que económica.
  • A Assembleia Geral das Nações Unidas votou por uma maioria esmagadora de 116-6 e 56 abstenções uma resolução exigindo que o Reino Unido retire a sua administração das Ilhas Chagos. Contra votaram, para além do RU, os EUA, Israel, a Áustria, a Hungria e as Maldivas. O Tribunal Internacional de Justiça de Haia proferiu uma sentença que diz que a autoridade colonial britânica sobre as Ilhas Chagos não é legal. John Pilger, cujo filme "Roubando uma Nação", de 2004, alertou grande parte do mundo para a situação dos ilhéus, conta a sua história. Conferir: Ambiente Ondas3 de 27 fev2019.
  • A administração Trump anunciou um programa de ajuda comercial de 16 biliões de dólares para os agricultores americanos prejudicados pela guerra comercial dos EUA com a China. CNBC.
  • A Federação Americana de Professores  aprovou uma resolução manifestando a sua oposição a qualquer tipo de intervenção militar ou ameaças de intervenção militar, sansões ou interferência nos assuntos económicos e internos do povo venezuelano. 
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue