Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

terça-feira, 8 de maio de 2018

Brasil: praias do Rio de Janeiro contaminadas

  • Mariscadores e pescadores da Lagoa de Óbidos exigem medidas urgentes para a reduzida ligação da lagoa ao mar que alegam estar a causar a morte do marisco. O assoreamento do canal impede a entrada da água do mar na lagoa e, não havendo renovação de águas, há imenso limo e as ovas do marisco morrem. Está prevista uma segunda fase de dragagens em outubro, mas os pescadores temem que a situação se agrave drasticamente com a mudança das marés. DN.
  • 61% das areias das praias do Rio de Janeiro estão contaminadas e cerca de metade têm água imprópria para banho, tendo, por isso, sido classificadas como não recomendadas. Mais de 120 toneladas de lixo são recolhidas ao longo dos 80 km de praias, cujas areias são constantemente conspurcadas por despejo irregular de esgoto por falta de saneamento básico e despejo de óleo. No passado dia 28 de abril, a praia de Pitangueiras, na Ilha do Governador, foi palco de mortandade de 6,4 toneladas de sardinhas, conta O Dia.
  • O turismo, a nível mundial, representa 8% das emissões de carbono, cerca do triplo de cálculos anteriores, conclui um estudo coordenado por Arunima Malik, da University of Sydney. Os eUA lideram, seguidos pela China, pela Alemanha e Índia. BBC.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue