terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Bico calado

Foto: Paulo Costa.

«Facebook: José, fizeste 20 amigos no Facebook a Dezembro! Obrigado por ajudares a fazer do mundo um lugar mais unido. Não achas que é motivo para celebrar?
José: Não. Os "amigos" não são verdadeiros amigos, são só pessoas que eu conheço. Mal. E não, não acho que o mundo esteja mais unido neste mês do que no mês passado. Nem acho que eu tenha contribuído nem num sentido nem no outro. Por isso não, não acho que seja motivo para celebrar. E eu sei que esta mensagem foi mandada por um robô, que nem faz ideia do que seja um amigo nem um mundo mais unido nem a vantagem de qualquer uma dessas coisas, e que quer só promover os serviços do Facebook para me convencer a desvendar cada vez mais a minha vida privada para poder manipular com mais eficácia o meu comportamento. (…)» José Vitor Malheiros, FB.

Sem comentários: