Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

quarta-feira, 19 de julho de 2017

Avareza 17

Imagem captada aqui.

«Mas é possível que o filme preferido do arcebispo de Atlanta, no Estado americano da Geórgia, fosse E tudo o vento levou. Wilton Daniel Gregory nunca foi um apaixonado do cinema, mas em 2011 percebeu que graças ao sucesso de Rossella O'Hara e Rhett Butler, teria finalmente podido construir a casa dos seus sonhos. De facto, naquele ano, Joseph Mitchell, neto herdeiro de Margaret, a escritora do romance homónimo em que se baseou a obra-prima de Victor Fleming, decidiu deixar parte importante dos seus haveres precisamente à igreja da sua cidade, um total de cerca de 15 milhões de dólares. No testamento, como homem probo mas previdente, Joseph tinha imposto que o dinheiro fosse investido apenas “para fins religiosos e caritativos”.
Mas o padre agiu à sua maneira. Primeiro vendeu a sua velha casa a alguns funcionários e sacerdotes da sua paróquia, depois decidiu mudar-se para a vivenda do pio Joseph, também ela deixada à cúria. Um complexo residencial no bairro rico de Buckhead, o mais elitista de uma cidade vergada pela pobreza e pelo crime. Depois de uma breve vistoria, o bispo decidiu que a estrutura era demasiado modesta para ele e que necessitava de uma urgente modernização. Assim, com uma parte da herança 
que a sua diocese acabara de receber, primeiro demoliu a velha casa, depois construiu uma mansão de luxo de seiscentos metros quadrados: pelas fotografias do interior e pelo projeto do arquiteto, a luxuosa megavivenda no meio de árvores e relvados possui todo o conforto. Um tecnológico "panic room" para se proteger de eventuais intrusões, uma cozinha industrial com fogão de oito bicos, vários quartos, duas salas de refeições decoradas ao estilo Tudor, alguns espaços destinados a escritórios pessoais, um ascensor interior para o prelado não se cansar muito. Uma remodelação que custou um total de 2,1 milhões de euros. O projeto inicial previa também a realização de uma grande cave para o vinho e a compra de um antigo lustre a colocar no salão. Os paroquianos perceberam que o seu pastor não tinha sido persuadido pela nouvelle vague de Francisco e denunciaram o estilo espalhafatoso. “Estou desiludido comigo, falhei em termos de credibilidade e integridade pessoais e pastorais", declarou o monsenhor Wilton, que anunciou querer vender a sua vivenda e oferecer o montante obtido para beneficência e mudar-se para uma habitação mais modesta.» 
Emiliano Fittipaldi, Avareza – Saída de Emergência 2016
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue