Notícias sobre Ambiente. Sem patrocínios privados ou estatais. Desde janeiro de 2004.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

Cientistas e investigadores exigem o fim de furos de gás e petróleo na costa e no mar de Portugal

Espinho. Foto de António Manuel Monteiro da Silva 23abr2017.
  • 70 cientistas e investigadores portugueses exigem o fim de furos de prospeção e exploração de petróleo e gás na costa e no mar portugueses, do Algarve ao Porto. «Vimos afirmar que é preciso que cessem, desde já, todos os contratos em vigor e que se recusem novas emissões de licenças, de forma a evitar danos irreparáveis para a economia, o meio ambiente e as suas comunidades», dizem os cientistas numa carta aberta hoje tornada pública. Persistir numa «economia predadora do carbono» inviabiliza compromissos políticos assumidos nas cimeiras, defrauda expectativas das populações, e destrói territórios, mares e rios, atmosfera e cadeias de vida insubstituíveis. TSF. Manifesto e Subscritores, aqui.
  • Art Cullen, co-proprietário do jornal Storm Lake Times, do noroeste de Iowa, venceu o prémio Pulitzer por uma série de editoriais sobre um processo relacionado com a poluição da água movido pela Des Moines Water Works contra a sua terra natal, Buena Vista County. The Huffington Post.
  • O governador da Louisiana declarou o estado de emergência face à erosão galopante da orla costeira. Trata-se de uma tentativa de chamar a atenção nacional para o problema e de acelerar o processo de licenciamento federal para projetos de restauração costeira. Entre 1932 e 2010 perderam-se 4662 km2 de costa, e, se nada for feito, perder-se-ão 5827 km2 nos próximos 50 anos. NYTimes.
Share:

0 comments:

Translate

Pesquisar no Ambiente Ondas3

Património

O passado do Ambiente Ondas3

Ver aqui.

Amig@s do Ambiente Ondas3

Etiquetas

Arquivo do blogue