terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Reflexão – As eólicas suecas geraram tanta energia como 6 centrais nucleares

Imagem captada aqui.

Na Suécia, as eólicas geraram tanta energia como seis centrais nucleares. A tempestade Urd, que atingiu o sul da Suécia durante o Natal, foi responsável por este recorde.
A enorme quantidade de energia gerada significa que, em 3 dias seguidos, a energia eólica representou 26% do consumo total de energia do país. 
Isto representa alguma redução no preço da energia: o custo da eletricidade diminuiu cerca de um terço para os suecos. The Independent.

Também em Portugal, durante 4 dias e num total de 107 horas, apenas se consumiu energia renovável. O recorde foi estabelecido entre as 6h45 de sábado, 7 de maio, e as 17h45 de quarta-feira, 11 de maio. Portugal ultrapassava, assim, a Alemanha na produção de energia proveniente de fontes renováveis. Naquele país, por volta da 1h da tarde de domingo, 8 de maio, as renováveis forneceram tanta energia que os preços permaneceram negativos por várias horas.
Mas reparem neste pormenor: os consumidores suecos sabem que o recorde de produção de energia a partir das suas renováveis permitiu que os preços da eletricidade sofressem reduções significativas. O mesmo se passou com os consumidores alemães no início de maio. Só os portugueses é que ainda não merecem ver a sua fatura de eletricidade reduzida quando as renováveis batem recordes. Até quando vamos continuar a ser tomados por lorpas?

Sem comentários: