Newsletter: Receba notificações por email de novos textos publicados:

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Almaraz: Portugal pede à Comissão Europeia que intervenha no caso do cemitério nuclear

Pateira de Fermentelos. Foto de Carla de Menezes.
  • Portugal vai solicitar a intervenção da Comissão Europeia no caso da construção de um cemitério nuclear em Almaraz, afirmou o Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, no final de uma reunião com os Ministros da Energia, Turismo e Agenda Digital, Álvaro Nadal, e da Agricultura, Pesca, Alimentação e Meio Ambiente, Isabel Tejerina, em Madrid. Tudo isto após o governo de Espanha não ter aceitado a exigência portuguesa de que se fizesse a avaliação de impactos transfronteiriços, que deveria ter sido feita antes do licenciamento, considerando que a construção «está licenciada e tem condições para poder iniciar-se», disse Matos Fernandes. Ministério do Ambiente.
  • O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes apresentou o Programa de Monitorização da Faixa Costeira de Portugal Continental (COSMO). O programa conta com um investimento de 3 milhões de euros e visa melhorar a acessibilidade à informação sobre a dinâmica e tendências evolutivas da faixa costeira, por forma a dar suporte ao planeamento estratégico e gestão costeira. O Programa COSMO terá uma duração de 36 meses e integra a realização de vários trabalhos de monitorização das praias, dunas, arribas, designadamente a realização de levantamentos topográficos e hidrográficos numa série de locais da faixa costeira de Portugal Continental, permitindo assim a identificação dos problemas atuais, a programação das intervenções de gestão e/ou de proteção/defesa costeira, a avaliação do grau de sucesso das intervenções de engenharia e a compreensão dos impactos das intervenções no sistema costeiro. Ministério do Ambiente.
  • António Costa defendeu parceria com a Índia na área das energias renováveis. O Instalador.
  • Ciclovia é um site fabuloso. Resulta de um projeto pessoal sem fins lucrativos, assente em trabalho voluntário realizado nos tempos livres, que pretende ser, apenas, um apontador das Ciclovias, Ecopistas, Ecovias e Circuitos Cicloturísticos de Portugal. O sítio reúne páginas que incluem dados relevantes e informação específica sobre cada Ciclovia, bem como hiperligações para os respetivos mapas e outros sítios ou páginas sobre as mesmas. Ciclovia é  jurídica, política e financeiramente independente das entidades responsáveis pelas Ciclovias apresentadas, não recebendo delas qualquer tipo de contrapartida financeira, económica ou outra.

Sem comentários: